SAÚDE

Semana do Aleitamento Materno incentiva a orientação correta às mães.

A 22ª Semana Mundial de Aleitamento Materno mostra os benefícios da amamentação para as mães e crianças. Durante este período que termina nesta quarta-feira, os municípios do Paraná promoveram ações para incentivar a amamentação exclusiva até os seis meses.

O foco da semana este ano é a orientação dada às mães durante o aleitamento: “Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você”. No Paraná, são 20 os hospitais considerados “amigos da criança”, por darem um auxílio especial para as mulheres no aleitamento e assim fortalecer o desenvolvimento dos bebês. O tema também está sendo trabalhado na Rede Mãe Paranaense, ampliando as ações no aleitamento materno visando à redução da mortalidade infantil no Estado.

Segundo a enfermeira Cibele Domingues, da Superintendência de Atenção à Saúde (SAS), o aleitamento materno é essencial para a formação da criança. “O bebê que mama tem um desenvolvimento melhor da fala e a sucção do leite materno faz com que os dentes fiquem melhor posicionados no futuro, isso quando não é usado outro tipo de bico, como mamadeiras e chupetas. O aleitamento também pode reduzir a incidência de alergias e outras doenças”.

Segundo uma pesquisa de 2009 do Ministério da Saúde, a prevalecência de aleitamento materno de bebês entre 9 e 12 meses em Curitiba é de 50%.

No entanto, Cibele observa que a mãe precisa ter alguns cuidados na hora da amamentação, como a posição correta da criança. “Se o bebê não abocanhar a parte correta da mama, a produção de leite pode ter complicações. Assim como a mãe não deve sentir dor na hora de amamentar. Caso isso aconteça, ela deve procurar um profissional de saúde para orientá-la”.

A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que a amamentação seja substituída gradativamente por outros alimentos, a partir dos seis meses. No entanto, a recomendação é de que o aleitamento materno ocorra até os dois anos ou mais. Caso a mulher tenha problemas com a produção de leite, ela pode procurar um dos dez bancos de leite humano espalhados pelo Estado, sendo todos eles disponíveis para a população.

SEMANA

A Semana Mundial de Aleitamento Materno, criada em 1992 pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação, é celebrada anualmente em mais de 120 países. Em comemoração à data houve, durante toda a semana, ações em praças públicas, seminários e palestras nos municípios paranaenses. A cada ano, a Aliança Mundial define o tema a ser trabalhado durante a primeira semana do mês de agosto, com o lançamento de materiais traduzidos em 14 idiomas.