FISCALIZAÇÃO

CREA intensifica fiscalização na Regional de Maringá.

No período de 1º maio e 22 de julho deste ano,os profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agro­­no­­mia do Paraná (CREA-PR) fiscalizaram 2.654 obras e serviços nos 112 municípios que compõem a Regional de Maringá. O número é 22,6% superior ao mesmo período em 2012, quando foram realizadas 2.164 fiscalizações.

Esse aumento é resultado da política de gestão da atual diretoria do CREA-PR, presidida por Joel Krüger, que reforçou o quadro do Departamento de Fiscalização (DEFIS) com a contratação de 27 novos fiscais em todo o Paraná. Desse total, quatro estão atuando na Regional de Maringá. “Essas contratações fazem parte do projeto de reestruturação do setor de fiscalização do Conselho com foco na intensificação no combate ao exercício ilegal da profissão no Paraná”, explica a gerente do DEFIS do CREA-PR, Vanessa Moura.

Os novos fiscais foram contratados em abril e antes de saírem a campo passaram por uma capacitação. “O treinamento foi realizado com o intuito de integrar os agentes de fiscalização aos métodos e procedimentos adotados pelo CREA para que possam desempenhar com êxito as novas funções”, disse Vanessa.

O facilitador do Núcleo Norte de Fiscalização, Engenheiro Eletricista Rubens Galera Gonzales Junior, comemorou a chegada dos reforços nas regionais de Maringá, Londrina e Apucarana – que compõem o Núcleo Norte. “Eram 13 fiscais que atendiam a região norte, hoje são 22. Maringá ganhou quatro novos profissionais, Londrina outros quatro e Apucarana dois. Naturalmente que com maior número de colaboradores empenhados conseguimos intensificar a fiscalização”, declarou.

O técnico em Edificação, Clélio Rodrigo de Goes, é um dos novos fiscais da Regional de Maringá. Ele trocou a carreira de autônomo em Cornélio Procópio pela estabilidade de concursado no CREA-PR e afirma estar realizado com a nova experiência. “O CREA é uma entidade respeitada pela importância do trabalho desenvolvido em prol da população. Fazer parte desse trabalho de fiscalização está se revelando uma experiência gratificante e um grande aprendizado”, diz.

Núcleos Especializados

Outra medida adotada pelo atual diretoria foi a criação de núcleos especializados de fiscalização, implantados em 2012 e coordenados pelo Departamento de Fiscalização (DEFIS), que garantem que cada modalidade profissional seja fiscalizada pelo seu respectivo fiscal profissional. Esta especialização do Departamento, aliada à instalação dos Núcleos, aumenta a qualidade da fiscalização e também a sua quantidade.