AÇÃO SOCIAL

ATUALIZAÇÃO: Quase 7 mil famílias mantêm benefícios sociais

Um total de 6.995 famílias locais beneficiárias dos programas sociais Bolsa Escola, Bolsa Família, PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e Auxílio Gás estiveram na Secretaria da Assistência Social e Cidadania de Maringá (Sasc) e atualizaram os cadastros para não perder os benefícios.

Os cadastros foram atualizados nos meses de julho, agosto e setembro, porém, apenas 70,54% famílias compareceram, de um total de 9.916 que deveriam atualizar os cadastros.

No início de junho, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (em Brasília), que reúne o cadastro único de todo país, determinou que a Prefeitura de Maringá ouvisse novamente as famílias que já recebiam benefícios e as que estavam na lista de espera para se cadastrar no programa, já que haviam sido encontrados erros nos cadastros feitos até 2004 (na gestão passada).

Os 104 mil erros encontrados em menos de 10 mil cadastros deveriam ser corrigidos até o dia 30 de julho para que o recurso de cerca de R$ 400 mil mensais continuasse sendo repassado normalmente.

A secretaria mobilizou mais de 150 servidores municipais da Saúde, da Educação e da Assistência Social para agilizar o serviço.

Foram realizados mutirões e plantões em agosto e setembro e o prazo foi estendido até o último dia 30, mas nem todas as famílias convocadas compareceram.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, para os que não se recadastraram voltarem a receber os auxílios, terão que preencher outro cadastro e esperar até que os dados sejam enviados para Brasília e repassados novamente para a secretaria.

O Ministério é responsável por selecionar, por meio de critérios determinados, as pessoas que serão contempladas pelos programas sociais.

Mais informações pelo telefone 3221-6407, na Secretaria da Assistência Social e Cidadania de Maringá.
Pmm