ESPORTE

Maringá recebe Seleção Brasileira Paralímpica de Jovens.

A Secretaria de Esportes e Lazer (SESP), em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e União Metropolitana Paradesportiva de Maringá (UMPM) recebem, na próxima segunda-feira (22), a Seleção Brasileira Paralímpica de Jovens de Atletismo de Natação. O grupo, que participará das Paralímpiadas do Rio de Janeiro, em 2016, escolheu a estrutura do município para a I Semana Oficial de Treinamentos.

O evento inédito em Maringá será organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O grupo é formado por oito nadadores e oito competidores de atletismo. Os atletas de ponta serão supervisionados pelo coordenador desportivo escolar, Ramon Pereira de Souza, e pelos técnicos Adalberto Aparecido de Souza (natação) e Roseclar Ravachi (atletismo).

Para a secretária de Esportes e Lazer, Maria Iraclézia de Araújo, a estrutura esportiva do município foi determinante para a escolha do Comitê. “A Vila Olímpica é referência, por exemplo, para a prática do tênis de mesa paralímpico. Recebemos paradesportos brasileiros por dois anos consecutivos durante a Copa Brasil da modalidade. Fomos elogiados pela acessibilidade dos ginásios. Fora a realização deste tipo de evento, os centros esportivos também acolhem o desenvolvimento dos atletas. A escolha, sem dúvidas, reconhece estes investimentos”, ressalta.

De acordo com a secretária, Maringá intensifica as ações de desenvolvimento do paradesporto. “A criação de uma gerência específica para as modalidades criou, em poucos meses, uma valorização maior de quem pratica e organiza tais modalidades. Receber tão importante equipe nacional, além de motivar nossos talentos, confirma que estamos no caminho certo”, avalia.

Os treinamentos serão realizados entre segunda (22) e sábado (27), na pista de atletismo da Vila Olímpica e na piscina do Departamento de Educação Física (DEF) da UEM e na Academia Gymnasium. Para o técnico da UMPM, Décio Roberto Calegari, a presença da Seleção deixará um legado para os profissionais de educação física do município. “Será uma experiência muito vantajosa para os técnicos que trabalham com o paradesporto na cidade. Uma oportunidade de aprendizado, divulgação e fortalecimento da área”.

Maringá

Somente este ano, quatro grandes eventos paralímpicos foram realizados nas estruturas esportivas da cidade: Campeonato Brasileiro Regional Sul de Bocha Paralímpica (abril); Campeonato Paranaense de Goalball, Campeonato Brasileiro Regional Sul de Vôlei Sentado e Copa Brasil Sul Sudeste de Tênis de Mesa (junho). Em novembro, Maringá ainda recebe atletas de todo o estado durante a realização dos Jogos Paradesportivos do Paraná (Parajap's).

Através de convênio e Lei de Incentivo ao Esporte, a Prefeitura de Maringá apoia quatro entidades esportivas que desenvolvem o paradesporto no município: Associação dos Surdos de Maringá (Asumar), Associação Maringaense de Bocha Paralímpica, Associação Maringaense de Deficientes Físicos (AMDF) e Associação dos Deficientes por Amputação de Maringá (Assama).

Treinamentos

Atletismo

22 à 27/07, das 8h às 11h, na Vila Olímpica

23 e 27/07, das 8h às 11h e das 15h às 18h, na Vila Olímpica

Natação

22 à 27/07, das 8h às 11h, na Academia Gymnasium

23 à 27/07, das 15h às 18 horas, na Academia Gymnasium