TRANSPORTE

Setrans busca táxi especial para cadeirantes em Maringá.

Setrans busca táxi especial para cadeirantes em Maringá.
Táxis especiais para cadeira de rodas

Visando proporcionar serviço de táxi também para cadeirantes e pessoas com necessidades especiais, a Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans) prepara um edital de licitação de vagas para que a cidade possa contar também esse tipo de transporte especial.

Segundo o secretário Ademar Schiavone, com uma frota entre as maiores do Brasil por número de habitantes, Maringá também é uma cidade diferenciada pela capacitação dos condutores de veículos de aluguel, de carros a motocicletas e há um acompanhamento da evolução dos transportes nas capitais e metrópoles.

Dentre as inovações pesquisadas, explica o responsável pelo setor de Transportes Especiais (metropolitano, fretamento, escolar, táxi, mototáxi e motofrete) da Setrans, José Maria Bernardelli, uma é a de táxi para o transporte de pessoas portadoras de necessidades especiais permanentes ou temporárias.

Esse tipo de veículo, o “táxi especial”, é vistoriado pelo INMETRO e segue um padrão tecnológico testado e aprovado por usuários de várias capitais. É dotado de elevador para entrada e saída do veículo, tem dispositivo para fixação da cadeira em seu interior, dispõe de cinto de segurança com três pontos para o cadeirante e ainda assento confortável, ao lado, para acompanhante.

“A Setrans trabalha para oferecer, no prazo mais curto possível, o conforto e a segurança desse novo serviço voltado para o transporte das pessoas com necessidades especiais”, adianta o secretário.