EDUCAÇÃO

Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) receberam livros de alfabetização

Foi realizada, segunda-feira (26) à noite, no Cine Teatro Plaza, a entrega oficial de livros de alfabetização aos alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos.

No local, ficaram expostos trabalhos produzidos por esses alunos.

Atualmente são 517 alunos entre 14 e 84 anos; no início do ano eram apenas 217.

As apresentações artísticas da noite ficaram por conta do grupo de samba da Apae - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais; da peça "Canto em prosa: morte, vida, Severina", com a professora Adelaide Izabel Polidoro e do Teatro "Menina Bonita do Laço de Fita", com os alunos da Escola Municipal D. Lázara Ribeiro Villela; do Jogral (leitura de alunos de alfabetização) com os alunos da Escola Professora Angela Vergínea Borin e "A Escola" com alunos de 3ª e 4ª séries da mesma unidade escolar.

O vice-prefeito de Maringá, Roberto Pupin, destacou que a administração Silvio Barros está se esforçando para desenvolver um bom trabalho na área da educação e destacou, ainda: "Como é um bom ver um senhor de 84 anos, que emoção ir e vir, ler o nome de rua e não precisar perguntar a ninguém. Isso é independência de uma pessoa".

Pupin também ressaltou o trabalho da equipe da Secretaria da Educação do município e agradeceu aos alunos da Educação de Jovens e Adultos por passarem tantas experiências às pessoas.

"Agradecemos a todas as pessoas que provocaram esse momento lindo e que tiveram coragem, mesmo com idade mais avançada, de encontrar o seu sonho e destacou, ainda, que o número de alunos, neste ano, aumentou em mais da metade.

"Esse é o verdadeiro trabalho de cidadania e esta é a primeira vez que realizamos a entrega de livros", disse.

"Vocês tiveram coragem e enfrentaram barreiras para poderem estudar e este é um dos maiores diplomas.

Vocês vão levar isso para a vida toda.

Não existe idade para aprender", concluiu.

A coordenadora da EJA, Valéria do Prado Guisso, agradeceu o esforço de alunos e dos professores para a realização do trabalho da EJA e disse que a entrega dos livros será a primeira de muitas outras.

Em seguida, leu depoimentos de alguns alunos: "O meu sonho é aprender a ler e escrever.

O meu sonho é saber ler um jornal, uma revista, uma carta.

Só assim serei feliz" - aluno Manuel Laudelino dos Santos, 66 anos.

"O que mais quero é sair nas ruas e poder ler o nome das lojas e endereços.

Poder pegar um jornal e ler as notícias, ler a Bíblia; entrar no mercado, saber o nome dos produtos e os preços, sair de casa e ler tudo o que vejo na rua.

Só assim serei mais feliz", Anadir Batista.

Na seqüência, houve o depoimento da aluna Francisa da Silva, da Escola Municipal Deputado Federal Dr. Ulysses Guimarães que afirmou que veio de uma família simples, nasceu e se criou no Nordeste.

Mãe de uma filha, nunca conseguiu acompanhar a filha nos trabalhos escolares porque não sabia ler e nem escrever.

"A maior após me mudar para o Jardim Olímpico e me matricular na EJA, ao passar de ônibus em frente a uma loja , na qual passava há mais de cinco anos".

Para encerrar as atividades, Pupin, a professora Norma Deffune e a diretora de Ensino Elizabeth Nechar Marques realizaram a entrega dos livros a três representantes da EJA: Theodoro Fiuza, 77 anos, Escola Municipal Maestro Aniceto Matti; Francisco Evangelista dos Santos, aluno da Escola Profissionalizante Laura Rebouças de Abreu e Joaquin Pedro Correa, 77 anos.

Informações sobre EJA - Educação de Jovens e Adultos poderão ser obtidas com a coordenadora Valéria do Prado Guisso pelo fone 3221-1261.

Pmm