JUSTIÇA

Cerca de 10 mil pessoas foram atendidas no Programa Justiça no Bairro.

O programa Justiça no Bairro, realizado entre os dias 20 a 22 de junho, no Unicesumar, contou com atendimentos de DPVAT, perícias médicas, atendimentos da justiça Consensual e Litigiosa, além da emissão de documentos, como RG e Carteiras de Trabalho, e diversos atendimentos de saúde, entre outras ações.

O programa atendeu em Maringá 10 mil pessoas com serviços gratuitos a comunidade, onde foram priorizadas questões jurídicas sem custo à população de baixa renda, além de atendimento em outras áreas através das entidades participantes. Encerrando o evento foi realizada a Cerimônia do Casamento Civil Coletivo, celebrado pela desembargadora da 13ª Câmara Cível, Joeci Machado Camargo, com a união de 160 casais.

O sucesso do evento foi resultado de um trabalho realizado em parceria entre Judiciário e da Prefeitura, através de secretarias municipais, Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), por meio dos Serviços Social (Sesc) e de Aprendizagem Comercial (Senac) e Unicesumar.

A desembargadora da 13ª Câmara Cível, Joeci Machado Camargo, coordenadora do Justiça no Bairro no estado, diz que os problemas mais comuns atendidos foram relacionados aos direitos de família e cobranças de DPVAT.

Os serviços mais procurados foram os casos de divórcio, pensão alimentícia, guarda de filhos, responsabilidade, reconhecimento de paternidade e de maternidade, reconhecimento da união estável ou dissolução, DNA, retificação de registro civil e interdição, possibilitando imediata solução com a presença das partes envolvidas.