CONFERÊNCIA

Novas diretrizes serão discutidas na Conferência Municipal de Assistência Social.

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania e Conselho Municipal da Assistência Social, promovem nesta semana, a Conferência Municipal de Assistência Social, que acontece no bloco 7 do Unicesumar – Auditório Dona Etelvina. A abertura será na quinta-feira (27) às 19 horas e prossegue na sexta-feira (28), durante todo o dia.

A Conferência Municipal de Assistência Social é um espaço de caráter deliberativo para debate e avaliação da Política de Assistência Social. Nela são propostas novas diretrizes no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários.

Os debates são coletivos com participação social, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais, e também para eleição de prioridades políticas que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social.

Com base na avaliação local, a Conferência objetiva analisar, propor e deliberar as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federal. Para tanto contará com os seguintes eixos de debates a serem trabalhados em grupo com os temas:

- O confinamento obrigatório da assistência social;

- Gestão do Sistema Único da Assistência Social – SUAS: vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação;

- Gestão do trabalho,

- Gestão dos serviços, programas, e projetos;

- Gestão de benefícios nos SUAS;

- Regionalização.

Programação

Quinta-feira, 27 de junho
18 horas – Credenciamento

19 horas – Abertura da Conferência

19h30 – Leitura e aprovação do Regimento Interno

20 horas – Palestra Magna - “A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS - Sistema Único da Assistência Social

21 horas – Debate

22 horas – Encerramento

Sexta-feira, 28 de junho

8 horas – Apresentação Cultural

8h30 – Mesa: Avaliação biênio 2011-2013 – apresentação do secretário Municipal de Assistência Social e da presidência do Conselho Municipal da Assistência Social – COMAS

9h30 – Debate

10 horas – Grupos de trabalho

12 horas – Intervalo para almoço

13h30 – Plenária final

16h30 – Eleição e referendo dos delegados para a X Conferência Regional de Assistência Social e Referendo dos Conselheiros Municipais Gestão 2013-2015 do COMAS – Conselho Municipal de Assistência Social.

17 horas – Encerramento.