SAÚDE

Atividade física no inverno exige mais atenção nos alongamentos.

Como o corpo precisa de atividade física contínua para se manter saudável, o inverno não pode servir de justificativa para deixar os exercícios de lado. Mas, nesta época do ano, são necessários cuidados extras na preparação para as atividades físicas, porque no frio o corpo leva mais tempo para atingir a temperatura ideal para os exercícios.

Segundo o educador físico e professor de futebol do complexo esportivo Bigbol, Eduardo Grigório, algumas pessoas apresentam pré-disposição para lesões provocadas, com mais frequência, durante o frio. Mas como não há maneiras de detectar essa tendência, é preciso se prevenir. “É imprescindível fazer aquecimento com exercícios aeróbicos de baixa intensidade, como corrida leve, trote, e alongamentos estáticos antes do início das atividades. Isso mantém a temperatura do corpo elevada e as articulações preparadas”, diz.

A recomendação é para que o aquecimento seja leve, porém contínuo para não forçar a musculatura e os tendões, que ficam mais sensíveis com o frio. A intensidade dos movimentos pode aumentar gradativamente, sendo que o tempo do aquecimento deve ser proporcional à prática da modalidade escolhida. O professor explica que no caso do futebol, em que há mudanças bruscas de direção, são necessários, em média, 30 minutos de preparação. “Vale prestar atenção na respiração. Como o objetivo é apenas aumentar a temperatura do corpo, estar ofegante logo no início do aquecimento mostra que o ritmo está mais acelerado do que o ideal”, avisa.

Nesta época do ano, além de usar roupa adequada para a prática esportiva é preciso vestir roupas térmicas para manter a temperatura corporal elevada. Grigório alerta que ao final do exercício físico o alongamento também é importante para evitar outras lesões. “Deitado ou sentado, é importante fazer alongamentos de recuperação para eliminar microlesões nos músculos que foram forçados”, aconselha.