PREVENÇÃO

Usuários de drogas participam de oficina de prevenção.

Usuários de drogas julgados pela Justiça participam de um projeto como medida alternativa socioeducativa. Trata-se da Oficina de Prevenção ao Uso de Drogas (Opud). O projeto é uma parceria entre o Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg), o Juizado Especial Criminal, as Varas Criminais e Vara de Execuções Penais.

Os trabalhos com a turma 42ª iniciaram na quarta-feira (19), e nesta sexta-feira (21) começam as atividades da 43ª turma. Os beneficiados passaram por uma triagem social e psicológica individual, para verificação da condição jurídica, saúde mental e socioeconômica. Em seguida, são encaminhados para um trabalho em grupo.

Entre as atividades do projeto estão encontros em grupo e individuais acompanhados por psicólogas e assistentes sociais. Para quem não tem antecedente, o acompanhamento é por cinco meses e para reincidentes, são dez meses. As atividades acontecem no Fórum de Maringá.

Desde que entrou em funcionamento, em 2008, a Opud já atendeu mais de 600 pessoas. O trabalho tem tido ótimos resultados especialmente em relação aos reincidentes.