SAÚDE

Campanha de Vacinação contra a paralisia infantil termina nesta sexta-feira (21).

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil termina nesta sexta-feira (21), prazo para os pais vacinarem todas as crianças com idades entre seis meses a cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). A vacina é aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde e na Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde, na Zona 7, até às 17 horas.

“Convocamos os pais para que vacinem seus filhos para garantir a saúde dos mesmos e a imunização contra uma doença que está erradicada no Brasil mas ainda circula em outros países”, alerta o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, que orienta os pais a levarem a carteira de vacinação dos filhos. “A carteirinha vai identificar se a criança já recebeu a dose injetável ou se precisa tomar as gotinhas”, completa Nardi.

A campanha em Maringá tem como meta vacinar ao menos 95% das cerca de 20 mil crianças na faixa etária, conforme recomenda o Ministério da Saúde. Para isso, a secretaria iniciou a campanha uma semana antes, imunizando as crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil. “Vacinamos as quase 10 mil crianças dos CMEIs que estão sob a responsabilidade do município”, lembra Nardi.

No sábado, 8 de junho, foram instalados 50 pontos de vacinação por toda a cidade, facilitando para os pais que não tem tempo durante a semana. “As equipes das Unidades Básicas e da Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde, além de centenas de voluntários estão fazendo sua parte, mas os pais precisam levar as crianças de seis meses a cinco anos incompletos tomarem a vacina, e o prazo é esta sexta-feira”, reforça o secretário.