CIDADE

Fábrica de polpa de frutas será instalada ainda neste ano

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura (Semaa), irá instalar, ainda neste ano, uma fábrica de polpa de frutas em Iguatemi.

A fábrica é resultado do Programa Municipal de Incentivo à Fruticultura Diversificada (convencional e orgânica) para pequenos produtores da região de Maringá.

O programa é inédito e está sendo desenvolvido desde o início do ano.

O objetivo é contribuir na geração de emprego e renda, através da distribuição de mudas de frutas e da realização de cursos de capacitação em fruticultura para centenas de produtores.

A intenção também é diversificar a produção, agregando renda e diminuindo o impacto do baixo preço atual de outras culturas, como soja, milho e algodão.

De acordo com o diretor de Agricultura da Semaa, João Henrique Nakaie, o trabalho da secretaria teve início em junho com a distribuição de 10 mil mudas de maracujá-amarelo aos produtores, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM).

No mesmo mês, uma equipe de técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) começou a ministrar cursos de capacitação para a produção de vários tipos de frutas, como uva, maracujá-amarelo, goiaba, abacaxi, acerola, manga e morango, de acordo com a sazonalidade.

"Com essas ações queremos viabilizar a implantação da fábrica de sucos ainda este ano", explica.

A instalação da fábrica vem atender uma reivindicação antiga dos pequenos produtores de Maringá e região, que buscavam uma forma alternativa de comercialização.

"Os produtores poderão utilizar as experiências conquistadas nos cursos para comercializar as frutas in natura.

Além disso, a fábrica também permitirá melhor aproveitamento dos produtos, servindo como complementação de renda", explica o diretor de Agricultura da Semaa, João Henrique Nakaie.

Para o secretário do Meio Ambiente e Agricultura de Maringá, José Croce Filho, a fábrica irá proporcionar aos agricultores a possibilidade de industrialização e comercialização dos produtos.

"Essa iniciativa beneficiará toda a população da região de Maringá, que terá oportunidade de consumir produtos de qualidade elaborados por produtores locais", conclui.
Pmm