JUSTIÇA

Projeto "Justiça no Bairro" começa nesta quinta-feira (20) em Maringá.

De quinta (20) a sábado (22), o Poder Judiciário do Estado concentrará várias equipes em Maringá para o desenvolvimento do projeto "Justiça no Bairro". O projeto, que está no décimo ano e terceira edição em Maringá, visa facilitar e multiplicar o acesso da população de baixa renda a serviços do poder Judiciário.

O evento atenderá a população vulnerável economicamente, proporcionando a conciliação por meio de audiências prévias em inúmeras áreas do direito, bem como audiências de conciliação de processos em trâmite na Vara Cível.

O projeto atenderá ainda à demanda reprimida na área consensual, com a presença das partes envolvidas, com a imediata solução para moradores de Maringá e região. Os atendimentos se estenderão no âmbito do direito de família, tais como, divórcio, alimentos, guarda e responsabilidade, reconhecimento de paternidade e de maternidade, reconhecimento de união estável ou dissolução, DNA, retificação de registro civil e interdição judicial.

Haverá também confecção de documentos como RG (1ª via), CPF, Carteira de Trabalho, orientações com INSS, orientações preventivas de saúde, avaliação postural, aferição de pressão arterial, exames de glicemia, orientação sobre saúde bucal, beleza e estética e alimentação saudável, entre outros atendimentos.

As atividades do "Justiça no Bairro" encerram-se no sábado (22), às 18h. A partir deste horário, haverá a realização de casamento coletivo, com a participação de 200 casais, segundo informou a Secretaria de Assistência Social de Maringá.

Conforme a desembargadora Joeci Machado Camargo, idealizadora e coordenadora do projeto, a expectativa é que milhares de pessoas resolvam situações pendentes. "a ideia é levar a justiça à família vulnerável economicamente, de maneira imediata, para que todas as pessoas coloquem em dia a sua cidadania", salienta.

O atendimento jurídico prestado à população será feito por juízes, professores e alunos de direito da Unicesumar. Para ser atendida é preciso que a pessoa esteja munida de todos os documentos pessoais.

Serviço:

"Projeto Justiça no Bairro"

Local: UNICESUMAR – bloco 8

Endereço: Av. Guedner, 1610 - Jardim Aclimação.

Data: 20, 21 e 22 de junho

Horário: 9h às 17h.

Atendimentos gratuitos - exceto DNA (custo de R$ 250,00)

Mais informações: Unidade Sesc Maringá - (44) 3262 - 3232.