TRANSPORTE

Reunião debate projeto do Trem Pé-Vermelho na próxima semana.

O projeto do Trem Pé-Vermelho ligando as regiões de Maringá e Londrina será apresentado em Audiência Pública na próxima quinta-feira (20), em Apucarana. Aprovado pelo Governo Federal e com recursos garantidos pelo PAC 2, o Trem Pé-Vermelho faz parte do Programa do Transporte Ferroviário de Passageiros, que compõe o Plano de Revitalização das Ferrovias.

A Audiência Pública será às 10 horas, no Cine Teatro Fênix, na avenida Curitiba, 1215, centro de Apucarana e é aberta a todos os interessados. O objetivo é avaliar a viabilidade técnica, econômica, financeira, social e ambiental e os benefícios com a implantação de um sistema ferroviário de transporte de passageiros entre as regiões de Maringá e Ibiporã.

Uma pesquisa realizada em 2010 pelo Laboratório de Transporte e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (Labtrans), com usuários do trecho, apontou a aprovação do Trem Pé-Vermelho. O Labtrans é responsável pelo estudo de viabilidade do projeto.

O Trem Pé-Vermelho vai percorrer um trecho de 152 quilômetros ligando 13 municípios: Paiçandu, Maringá, Sarandi, Marialva, Mandaguari, Jandaia do Sul, Cambira, Apucarana, Arapongas, Rolândia, Cambé, Londrina e Ibiporã. A região concentra uma população de aproximadamente 2 milhões de habitantes.

As discussões sobre a volta do trem de passageiros na região teve início há cerca de cinco anos, através de articulação da Agência Terra Roxa de Investimentos. Estudos de viabilidade econômica apontaram a região entre Maringá e Londrina como a segunda em potencial para receber trens de passageiros entre 40 analisadas em todo o Brasil.