AÇÃO SOCIAL

Ações marcam Dia Nacional Contra o Trabalho Infantil.

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realiza na terça-feira (11), uma programação especial alusiva ao Dia Nacional Contra o Trabalho Infantil. As ações terão início a partir das 9 horas, na praça Deputado Renato Celidonio, com uma manhã recreativa, com uma série de apresentações culturais e artísticas feitas pelos meninos e meninas que frequentam as entidades socioassistenciais de Maringá.

As ações serão realizadas em parceria com as secretarias de Cultura, Educação, Esporte e Trânsito, e tem como objetivo chamar atenção da sociedade e promover a discussão do tema proposto para este ano pelo Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – FNPETI, será: trabalho infantil doméstico.

A data é lembrada com o intuito de estimular todas as nações a adotarem normas para ações sólidas em prol do combate ao trabalho infantil. “Por meio dessas ações, pretendemos melhorar a qualidade da informação, além de desenvolver políticas para proteção das crianças, inspecionar o trabalho e garantir o acesso a educação”, lembrou o secretário de Assistência Social e Cidadania, Flávio Vicente.

Programação

Estão programadas ações como apresentação do grupo de teatro Meu Clown, além da realização de uma intervenção no trânsito em parceria com a Secretaria de Trânsito e Segurança. Junto com a equipe de Educação no Trânsito, a ação tem como objetivo divulgar a campanha e os canais por onde fazer as denúncias, conscientizando toda a sociedade sobre o seu papel nesse processo de erradicação do trabalho infantil.

Também será realizado um trabalho com os alunos da rede municipal de ensino, com distribuirão do material da campanha, onde essas crianças e adolescentes irão trabalhar o tema em sala de aula para que saibam a diferenciação do trabalho infantil doméstico dos demais e consigam multiplicar esse saber com a família.

Dados

De acordo com dados do último censo do IBGE, cerca de 540 crianças e adolescentes estão em situação de trabalho infantil em Maringá. O município retirou, no último ano, aproximadamente 500 crianças e adolescentes desses trabalhos por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), incluindo-as no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e repassando à família uma bolsa no valor de R$ 40,00 para que a criança permaneça na jornada ampliada e na escola. Os trabalhos infantis mais comuns no município são: catadores de recicláveis, trabalho rural, doméstico e vendedores ambulantes.

No enfrentamento a essa e outras formas de trabalho infantil, o município conta com uma rede de serviços que atua articuladamente na prevenção e no atendimento com vistas à erradicação do trabalho de pessoas menores de 18 anos. O PETI é um dos serviços de enfrentamento ao trabalho infantil, pois objetiva a retirada da criança ou do adolescente da situação ilegal para incluí-la no serviço de convivência, escola em período integral, entre outros programas.