CÂMARA

Sessão itinerante discute esportes e horta na escola nesta quinta-feira (6).

A sessão desta quinta-feira (6) será realizada no Salão Comunitário do Conjunto Cidade Alta, que fica na Rua Ataulfo Alves, 150, a partir das 19h30.

Em primeira discussão será votado projeto do vereador Luciano Brito (PSB) dispondo sobre a criação de escolas de esportes nos centros esportivos municipais. De acordo com a proposta, o corpo docente será composto por técnicos e professores de educação física das secretarias de Educação e Esportes e Lazer. Também poderá ser feito convênio com instituições de ensino para a utilização de estagiários de educação física.

Projeto da vereadora Carmen Inocente (PP), que será votado em primeira discussão, cria o Programa Horta Escolar nos estabelecimentos de ensino que tenham contraturno. Segundo o projeto, nas escolas onde não houver espaço para o cultivo poderá se feito convênio para se utilizar terreno particular que fique próximo ao estabelecimento.

Também em primeira discussão será votado projeto do vereador Jones Dark (PP) garantindo a matrícula do aluno com deficiência locomotora no estabelecimento municipal de educação mais próximo de sua residência.

Em segunda discussão será votado projeto do vereador tenente Edson Luiz (PMN) estabelecendo que a administração irá oferecer, gratuitamente, à população, nos centros esportivos, centros comunitários e estabelecimentos de ensino, aulas de dança, de defesa pessoal, educação física para a terceira idade, atletismo, teatro, entre outras. Objetivo é incentivar a prática regular de atividade física.

Também em segunda discussão, projeto do Executivo que cria o Dia Municipal da Cultura, que será comemorado em 27 de março. A data foi escolhida porque nesse dia comemora-se o Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo. De acordo com o projeto, o Município irá promover eventos comemorativos e também criará a Semana Municipal da Cultura.

Ainda em segunda discussão será votado projeto do Executivo autorizando o Município a firmar convênio com o Instituto Maringá de Turismo e Evento para o repasse de R$ 104.329,50 para o desenvolvimento das atividades do Comitê de Maringá da Copa 2014. Objetivo é trazer para Maringá uma das delegações que participarão da Copa do Mundo de 2014, por meio da divulgação da infraestrutura e do trade turístico de Maringá.

Em discussão única serão votados quatro requerimentos. Os vereadores Mário Verri (PT) e Belino Bravin Filho (PP) solicitam ao Executivo que informe se a lei que dispõe sobre a instalação de câmeras de vigilância nos ônibus do transporte coletivo urbano de passageiros está sendo cumprida, e, em caso negativo, informe os motivos.

O vereador Dr. Manoel Álvares Sobrinho (PCdoB) quer saber do prefeito se lei que reserva para os idosos 5% das vagas nos estacionamentos públicos e privados está sendo cumprida, e, em caso negativo, informe os motivos para o não cumprimento.

O vereador capitão Ideval (PMN) pede ao Executivo que informe se há previsão para a implantação de faixa de segurança elevada para pedestres na Avenida Tuiuti, no trecho entre a Avenida Dona Sophia Rasgulaeff e Rua Rio Guandu, no Conjunto Residencial Branca Vieira.

A vereadora Márcia Socreppa (PSDB) solicita ao prefeito que informe se existe previsão para a implantação de um centro de convivência do idoso no Jardim Higienópolis.