TRÂNSITO

Lançada campanha de respeito às faixas de pedestres

Secretários municipais de Maringá acompanharam o prefeito Silvio Barros, nesta quarta-feira, durante o lançamento oficial da campanha educativa "Faixa: Tô Parando Nessa".

O objetivo é fazer com que condutores de carros, motos e bicicletas passem a respeitar as faixas localizadas em 22 pontos considerados de maior fluxo de pedestres e de maior risco de atropelamentos na cidade.

"Esses pontos críticos estão em locais onde não há semáforos e, por isso, a comunidade deve se conscientizar do perigo iminente e parar sempre que um pedestre estiver atravessando na faixa", assinala o diretor de Trânsito do município, Luís Miura.

O ponto escolhido pelo prefeito para o lançamento da campanha foi a esquina entre a Rua Arthur Thomas e a Avenida Duque de Caxias, ao lado da prefeitura.

Ao fazer o descerramento da placa - antes coberta por um plástico escuro - e notar a reação positiva de motoristas e pedestres, o prefeito Silvio Barros observou que a campanha já está dando certo em Maringá.

"Essa necessidade de mudança de atitude está dentro de cada pessoa e para fazer com que ela realmente ocorra só depende da vontade de fazer acontecer, sem a interferência de fatores externos", destacou.

VAI DAR CERTO: para o secretário municipal dos Transportes (Setran), Valdir Pignata, a obediência às faixas de segurança é uma iniciativa simples, viável e que já deu certo em cidades do exterior, além de Balneário Camboriu e outras cidades brasileiras.

"Temos aqui perto o belo exemplo de Campo Mourão, onde o trânsito de carros, motos, bicicletas e pedestres convive em harmonia.

Por que então não dar certo em Maringá?", questiona.

A campanha "Faixa: Tô Parando Nessa!" envolve a participação de voluntários integrantes de entidades sociais da cidade.

Nesta "Semana Nacional de Trânsito" eles permanecerão nos locais das placas e faixas de segurança realizando ações de orientação, sempre acompanhados de um policial militar, um agente de trânsito, um atirador do Tiro de Guerra ou soldado do Corpo de Bombeiros.

Os voluntários têm a disposição faixas para alertar os motoristas para que reduzam a velocidade e dêem preferência de travessia ao pedestre nesses pontos.

Através da distribuição de panfletos contendo dicas, os orientadores passam informações de como evitar colisões na traseira dos veículos à frente, sinalização para os veículos que vêm atrás, visualização das calçadas ao parar antes da faixa e a necessidade de obediência ao semáforo.

De acordo com a Setran, em uma segunda etapa as placas e faixas específicas para pedestres serão estendidas também para pontos considerados críticos nos bairros da cidade.

LOCAIS ONDE O MOTORISTA DEVE OBEDECER ÀS PLACAS E DAR PREFERÊNCIA AOS PEDESTRES:

- Av. Bento Munhoz da R. Neto (frente a Copel)

- Av. MauÁ x R. Otávio Perioto

- R. Santos Dumont x R. Piratininga

- R. Basílio Saltchuk x Av. XV de Novembro

- Av. Brasil x R. Basílio Saltchuk

- Av. Tamandaré x R. Basilio Saltchuk

- R. Basílio Saltchuk x R. Arthur Thomas

- Av. Tamandaré x Tv. Julio Mesquita

- Av. Brasil x R. Piratininga

- Av. Duque de Caxias x R. Arthur Thomas

- Av. Laguna x R. Santos Dumont

- Av. Paraná x R. Arthur Thomas

- Av. Tiradentes x R. Piratininga

- R. Basílio Saltchuk x Av. Tiradentes

- R. Basílio Saltchuk x R. Joubert Carvalho

- R. Basílio Saltchuk x R. Neo Alves Martins

- R. Basílio Saltchuk x R. Santos Dumont

- R. Otavio Perioto x R. Santos Dumont

- R. Piratininga x Av. XV de Novembro

- Av. Cerro Azul (próximo à Rua Assaí)

- Av. Cerro Azul x R. Arion R. de Campos

- Av. Cerro x Av. J.K. - rotatória

Mais informações: 3901-1717 (Setran)

Pmm