JUSTIÇA

Projeto "Justiça no Bairro" será realizado em Junho, na Unicesumar.

No próximo mês, a Unicesumar recebe em seu campus o "Justiça no Bairro", que é de responsabilidade do Poder Judiciário do Estado. O projeto tem por objetivo facilitar e multiplicar o acesso da população da região metropolitana de Maringá a serviços do poder Judiciário. Além da Unicesumar, são parceiros do projeto a Prefeitura Municipal de Maringá e o Sesc.

O projeto está no seu décimo ano de atividades e em Maringá acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de junho. Segundo Joeci Machado Camargo, desembargadora, idealizadora e coordenadora do Justiça no Bairro, a expectativa é que milhares de pessoas resolvam situações pendentes. "A ideia é levar a justiça à família vulnerável economicamente, de maneira imediata, para que todas as pessoas coloquem em dia a sua cidadania", explica.

O atendimento jurídico prestado à população será feito por juízes, professores e alunos de direito da Unicesumar. "Nestes dias trabalharemos a conscientização dos alunos. Costumo dizer que os estudantes se transformam após o Justiça no Bairro, passam a ser mais conscientes e solidários com aqueles que geralmente são esquecidos", completa a desembargadora Joeci.

A desembargadora diz que a escolha da Unicesumar como sede da edição do projeto em Maringá se dá por conta da parceria que a instituição mantém com Poder Judiciário e também pela ampla estrutura física do Centro Universitário. Além do curso de Direito, outros como Serviço Social e da área de saúde estarão envolvidos no projeto.

Serão ofertados serviços como audiências de conciliação, soluções de divórcios, alimentos, guarda, reconhecimento de paternidade e maternidade, emissão de documentos, orientações na área da saúde e bem-estar. A última atividade será o casamento coletivo, que, até esta semana, tem 140 casais agendados para mudar o estado civil.

Na quinta e sexta, dias 20 e 21, serão atendidos os casos agendados pela Prefeitura Municipal e pelo Poder Judiciário. Já o sábado (22), será o dia destinado para todos os atendimentos acima mencionados. As atividades estão previstas para acontecer desde às 8h e se estender até à noite. Para ser atendido não é necessário agendamento prévio, mas é imprescindível estar munido de todos os documentos pessoais.