AÇÃO SOCIAL

Órgãos se unem para garantir direitos das pessoas com deficiência

Em comemoração ao Dia Nacional da Luta pelos Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência (21 de Setembro), representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPD), do Centro de Vida Independente (CVI) e do Procon de Maringá estarão reunidos às 9h30, na Praça Raposo Tavares.

O Objetivo é fiscalizar a acessibilidade na cidade das pessoas com deficiência buscando verificar como está o direito de ir e vir, enquanto consumidores.

Segundo o diretor do Procon, Ulisses Maia, a intenção é promover um ato educativo e realizar vivências com pessoas da comunidade, colocando-as por minutos na condição de deficientes (utilizando vendas e cadeiras de rodas).

"Nosso objetivo, nesta ação, é apontar alguns problemas do cotidiano das pessoas com deficiência, tentando indicar possíveis soluções e ouvindo a opinião do segmento, que participará de forma fundamental e efetiva na mobilização", conclui.

História: o Decreto Federal 11.133/05 oficializou o Dia Nacional de Luta Pelos direitos Humanos das Pessoas com Deficiência, data historicamente marcada por diversas manifestações em várias cidades do Brasil, numa demonstração marcante do anseio deste segmento em participar ativamente das decisões em busca de melhorias na qualidade de vida dos cidadãos.

A data escolhida, 21 de setembro, marca a mudança da estação com o início da primavera.

Simbolicamente representada na busca por uma mudança para melhor. É a saída do inverno (frio) para o início da estação das flores, momento em que a vida brota com mais força na natureza.

Pmm