TRANSPORTE

Audiência Pública do Projeto Trem Pé Vermelho será em Junho.

A Agência de Desenvolvimento Terra Roxa Investimentos realiza no próximo dia 20 de junho, em Apucarana, uma Audiência Pública do Projeto Trem Pé Vermelho, que prevê o transporte de passageiros por trilhos entre as regiões de Maringá e Londrina. O projeto do Trem Pé-Vermelho foi aprovado pelo Governo Federal e já está com recursos garantidos no PAC 2.

O Ministério dos Transportes considerou o projeto o mais viável na mobilidade por trilhos, depois de pesquisa realizada em 2010 pelo Laboratório de Transporte e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (Labtrans) com usuários do trecho. O Labtrans é responsável pelo estudo de viabilidade do projeto do Trem Pé-Vermelho.

Durante o mês de abril passado, o Ministério dos Transportes manteve no site uma consulta pública para sugestões da comunidade que podem contribuir com o projeto. Os dados da consulta pública serão colocados para debate na audiência de Apucarana, passo importante dentro do projeto de implantação do modal. Com o projeto aprovado, é possível buscar parcerias com a iniciativa privada para iniciar a obra.

O Trem Pé-Vermelho vai percorrer um trecho de 152 quilômetros ligando 13 municípios: Paiçandu, Maringá, Sarandi, Marialva, Mandaguari, Jandaia do Sul, Cambira, Apucarana, Arapongas, Rolândia, Cambé, Londrina e Ibiporã. A região concentra uma população de aproximadamente 2 milhões de habitantes.

As discussões sobre a volta do trem de passageiros na região teve início há cerca de cinco anos, através de articulação da Agência Terra Roxa. Estudos de viabilidade econômica apontaram a região entre Maringá e Londrina como a segunda em potencial para receber trens de passageiros entre 40 analisados em todo o Brasil.

Atualmente a região é atendida apenas por serviço de ônibus para o transporte coletivo de passageiros. A maior parte das ligações é servida por uma mesma linha de ônibus e que a frequência diária da maior parte de linhas oferecidas é de uma viagem/dia.