MOBILIZAÇÃO

Maringá disputa Dia do Desafio com cidade chilena no próximo dia 29.

A campanha mundial de incentivo à prática de atividades físicas, denominada de Dia do Desafio, que acontece todos os anos, na última quarta-feira do ano, foi lançada nesta terça-feira (21), na sede do Serviço Social do Comércio (Sesc), e contou com presença da secretária de Esportes e Lazer, Maria Iraclézia, diretor executivo do Sesc, Antonio Vieira, lideranças, entidades parceiras e convidados.

Nesta edição Maringá disputará com maior número de participantes com a cidade chilena Puente Alto. É a décima primeira vez consecutiva que o município participa do Dia do Desafio, mobilizando a população na prática de atividades físicas diárias para favorecer hábitos mais saudáveis aos maringaenses.

Maria Iraclézia lembrou que para motivar ainda mais o engajamento, as cidades participantes concorrem entre si para ver quem consegue mobilizar o maior número de pessoas. “A competição é apenas estímulo à participação. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário”.

Em 2012 mais de 50 milhões de pessoas participaram do Dia do Desafio, que envolveu 21 países e 3450 cidades. A competição será realizada no próximo dia 29 de maio. Grupos, pessoas, empresas e entidades interessadas deverão registrar a participação de 15 minutos de atividades físicas através do telefone 0800-643-6690 ou pelo site www.sescpr.com.br, no próprio dia 29. A central de controle do SESC contabilizará e repassará os números finais, divulgando a cidade vencedora.

O Dia do Desafio 2013 será promovido pelo SESC, em parceria com a Prefeitura de Maringá, através da Secretaria de Esportes e Lazer (SESP) e Rede Globo de Televisão.

Participação

A população maringaense é convidada a suspender a sua rotina por pelo menos 15 minutos, no próximo dia 29, para realizar algum tipo de atividade física. Vale caminhar, pedalar, correr e até subir escadas. O Sesc, em parceria com as prefeituras preparou uma programação diferente para atrair e incentivar a participação da população. Nesta edição, 180 municípios do estado aderiram ao movimento e expectativa é a de alcançar 1,9 milhão de pessoas.

História

O Dia do Desafio foi criado no Canadá. Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo.

Era um convite ao exercício do corpo. Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário.

Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio. O conceito teve sequência e a campanha passou a ser realizada todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2012, o evento completou 17 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.