SAÚDE

Veja as Unidades Básicas de Saúde que oferecem plantão para coleta de preventivo aos sábados.

Moradoras de alguns bairros de Maringá e do distrito de Iguatemi terão atendimento especial do programa Saúde da Mulher neste sábado, com a realização de ações de promoção e prevenção nas Unidades Básicas de Saúde. Todas as mulheres da área de abrangência terão acesso aos serviços oferecidos de coleta de material para exames preventivos, orientação sobre a importância da alimentação saudável e atividade física, e agendamentos.

A Unidade Básica de Saúde do Jardim Industrial está realizando sem agendamento o atendimento dos preventivos todas as quartas-feiras, das 13 às 16 horas. Na unidade do distrito de Iguatemi, a coleta de preventivo será nesta sexta-feira (17), e na próxima semana, também sexta-feira (24), das 8 às 12 horas.

Na UBS Mandacaru a coleta será nos dois sábados, 18 e 25 de maio, das 8 às 12 horas, e no dia 18 atividades de coleta de teste rápido, orientações sobre violência contra a mulher, gravidez indesejada e entrega de folhetos sobre os programas da Secretaria de Saúde. No dia 25, a coleta será na casa 21 do PSF, das 8 às 12 horas.

Na Unidade de Saúde Tuiuti, também dia 18 de maio, comemoração do dia da mulher e das mães com um “Dia da Beleza”, em parceria com o Instituto Embelleze, com distribuição de brindes, corte de cabelo, escovação, além do preventivo que acontecerá das 8 às 16 horas. As mulheres atendidas pela UBS Morangueira fazem a coleta de prevenção no dia 25 de maio, das 8 às 12 horas.

A UBS Operária promove coleta de prevenção no dia 25, das 8 às 12 horas, e no dia 27 de maio, das 14 às 17 horas. No Internorte, a ação de coleta será dia 25 de maio, das 8 às 12 horas. Na unidade do Aclimação, também no dia 25 de maio, das 8 às 11h30, serão atendidas as coletas agendadas e as mulheres que buscarem a UBS. O agendamento pode ser feito pelos telefones 3901-2248 e 3901-2249. Na Unidade de Saúde Maringá Velho, também 25 de maio, das 9 às 12 horas, haverá coleta de preventivo e solicitação de mamografia.

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, ressalta a importância dos exames para todas as mulheres acima de 35 anos. “Os exames preventivos devem ser realizados pelo menos uma vez ao ano, especialmente preventivo de colo de útero e câncer de mama, os que mais causam morte entre as mulheres e podem salvar vidas com o diagnóstico e tratamento precoce”, lembra.