TURISMO

SIMPÓSIO DE TURISMO: Empreendedorismo e empregabilidade foram tema de abertura

O estímulo à formação de novos profissionais para uma mudança de estratégia, despertando neles o espírito empreendedor para gerar novas oportunidades e abertura de seus próprios negócios, foi o foco de abertura do 9º Simpósio de Turismo, que teve início na noite de quarta-feira no Teatro Regional Calil Haddad em Maringá.

O evento reúne cerca de 800 inscritos, entre profissionais do setor, empresários, professores e estudantes de faculdades de turismo da região.

Durante a cerimônia de abertura o prefeito Silvio Barros fez uma apresentação dos objetivos do programa EmpreendeTUR, que tem como meta a inserção no mercado de trabalho e educação para o empreendedorismo.

Na condição de um dos mentores do programa, Silvio Barros explicou que o setor de turismo é, no momento, um dos segmentos fundamentais para a geração de emprego e renda nos municípios.

"O que se busca é a formação de pessoas para saírem da faculdade gerando emprego e não buscando emprego", observa o prefeito, que é consultor da Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo (ABBTur), entidade criadora do programa.

ELEMENTOS TURÍSTICOS: a aproximação de potenciais investidores com potenciais empreendedores, visando a inclusão e manutenção de profissionais da área no mercado de trabalho, também foi destacada na palestra "Clusters de Entretenimento" feita pelo assessor da Secretaria Estadual da Cultura e Turismo da Bahia, Nidalvo Quinto.

Ao apresentar um panorama do turismo em seu estado, o assessor enumerou elementos essenciais para valorização dos atrativos naturais, históricos e culturais com potencial turístico em outras regiões brasileiras.

Segundo ele "o aproveitamento desses potenciais contribuem para a melhoria das condições econômicas de muitos municípios turísticos".

O simpósio será encerrado na noite desta quinta-feira com duas palestras.

Às 19 horas a professora do Departamento de Turismo da PUC do Rio Grande do Sul, Marutska Moesch, falará sobre "Equipamentos turísticos e uma análise histórica" e, às 20h30, o professor e chefe do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicação e Arte da USP, Mário Beni, abordará o tema "Clusters turísticos e a globalização".

Mais informações: 3221-1333 (Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo)
Pmm