PREFEITURA

Cláudio Ferdinandi assume o cargo de prefeito de Maringá no sábado (11).

A licença para afastamento do cargo foi aprovada pelo Legislativo para o período de 11 a 20 de maio, quando o vice-prefeito, Cláudio Ferdinandi, assumirá o cargo de prefeito de Maringá.

Cláudio Ferdinandi assume o cargo de prefeito de Maringá no sábado (11).
Ferdinandi assume prefeitura de Maringá no período de 11 a 20 de maio.

O prefeito de Maringá, Roberto Pupin, vai viajar para São Francisco (EUA) em missão oficial na próxima segunda-feira (13) para participar do Cities Summit San Francisco, um congresso que vai divulgar soluções propostas através de desafios cadastrados por cidades do mundo todo.

Maringá cadastrou um desafio sobre Mobilidade Urbana – Transporte Metropolitano. A melhor solução apontada será divulgada durante o evento, na semana que vem.

O desafio foi registrado em um software mundial desenvolvido em Barcelona pela Living Labs Global Award (LLGA). Municípios do mundo todo estão participando da ação. Depois de cadastrados, especialistas de vários países tiveram acesso à plataforma e registraram possíveis soluções de casos concretos e estudos já aplicados.

As soluções propostas para cada um foram avaliadas nos municípios por um juri formado por integrantes da sociedade civil organizada e membros do Poder Público, que deram notas às propostas levando em conta quesitos como escala de potencial, inovação e possibilidade de aplicação.

No caso de Maringá, foram propostas 35 soluções para o desafio do Transporte Metropolitano, que foram avaliadas pelo juri em março. O resultado dessa avaliação selecionou as 5 soluções que melhor se enquadram com a realidade do município.

O resultado final das propostas vencedoras para cada desafio será divulgado de 13 a 17 de maio. Durante o congresso serão expostas as propostas para todos os desafios cadastrados e essas soluções poderão ser implemantadas pelos municípios ou não.

Segundo o prefeito Roberto Pupin, será uma oportunidade única de compartilhar problemas, soluções e experiências com municípios de todo o mundo. “Vamos aproveitar ao máximo essa oportunidade para conhecer as inovações que estão sendo implementadas em projetos no mundo todo e também apresentar as soluções que implantamos em Maringá que poderão servir como modelo para outros municípios”, concluiu.