ECONOMIA

Índice de confiança do consumidor maringaense cai 7,4% em março.

Os consumidores da Cidade Canção esperam gastar menos nos próximos três meses. Levantamento realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) mostra que o Índice de Confiança do Consumidor Maringaense (ICCM) caiu 7,4%, em março, em relação ao mês de fevereiro, atingindo 131,3 pontos.

O Índice de Confiança do Consumidor indica a sensação do consumidor em relação à sua situação econômica pessoal e do país no curto e médio prazo, o que impacta diretamente no seu comportamento atual de consumo. O índice também levanta outros dados de interesse como a intenção de compra de bens duráveis (carro e casa), a evolução dos preços e a capacidade de economizar.

O ICCM é formado por cinco índices: expectativa de consumo, renda, emprego, satisfação financeira e avaliação da economia nacional. A queda mais forte ocorreu no Índice de Satisfação Financeira (ISF), que sinaliza que os ganhos na atividade econômica estão decrescendo (especialmente no comércio e prestação de serviços). O número, no entanto, fechou em um patamar confortável, com 156 pontos, considerado muito bom.

O Índice de Expectativa de Consumo (IEC), que caiu 10,3%, ficando com 150,9 pontos, também ajudou a derrubar o ICCM. Ele considera a expectativa de aumento nas compras.

Outro indicador que demonstrou queda foram avaliações quanto à economia nacional. O Índice de Expectativa Nacional (IEN) teve uma queda de 12,3%, mas também se matem no patamar positivo, com 151,5 pontos.

O Índice de Expectativa de Renda (IER) permaneceu estável, enquanto o Índice de Expectativa de Emprego (IEE) teve queda pequena, de menos de 1,2%, atingindo 125,7 pontos.

Endividamento

A pesquisa foi realizada em março de 2013, ouvindo 539 consumidores maringaenses. Deste total, 90,3% não tinham contas atrasadas. Apesar de positivo, os endividados cresceram 1,5% em relação a fevereiro. Se considerarmos o mesmo período de 2012, o aumento foi de 1,9%.

Entre os entrevistados, 3,7% estão com contas atrasadas há mais de três meses. O número é 0,7% maior que em fevereiro de 2013. Em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento foi de 1,7%.

ICCM – Indústria

Na avaliação das pessoas ligada ao setor industrial, a confiança na economia está em crescimento, portanto houve uma melhora de 2,2% em relação ao mês anterior, ficando com 142,2 pontos. “Este setor avalia que a economia nacional está tendo um bom reflexo em Maringá”, ressalta o economista.

ICCM – Comércio

Houve uma queda de 1,7% em relação ao mês anterior, puxado pela forte queda de 18,3% na expectativa de consumo e da avaliação da economia nacional, fechando com 144 pontos.

ICCM – Serviço

Os consumidores deste setor têm uma avaliação negativa da economia em geral. Com isso, o setor de serviço reduziu as expectativas em 11,5% em relação ao mês anterior, ficando com 138,7 pontos. “É onde encontramos o pior desempenho da economia Maringaense neste momento”, frisa o economista.

Entenda o ICCM:

Valor = 100 pontos, confiança na economia neutra;

Entre 100 e 125, confiança positiva moderada-boa;

Entre 125 e 150, confiança positiva muito boa;

Entre 150 e 200, confiança positiva excelente;

Entre 75 e 100, desconfiança, prenúncio de desaceleração;

Entre 50 e 75, desconfiança total, recessão;