SAÚDE

Mais de 91 mil pessoas devem ser imunizadas contra a gripe em Maringá.

Mais de 91 mil pessoas devem ser imunizadas contra a gripe em Maringá.
Secretaria de Saúde iniciou campanha de vacinação contra gripe nesta segunda (15).

A Secretaria de Saúde iniciou nesta segunda-feira (15) a campanha de vacinação contra a gripe. Em Maringá a meta é imunizar 91.039 pessoas inseridas nos grupos determinados pelo Ministério da Saúde, com doses destinadas a pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, trabalhadores de saúde, presidiários, mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias e pessoas com doenças crônicas.

Em Maringá o maior grupo a ser vacinado é o de idosos com 44.628 pessoas, seguido pelos doentes crônicos com 25.421 pessoas. Os profissionais de saúde totalizam 8.839 pessoas, seguidos por crianças de 6 meses a 2 anos (7.175); gestantes (3.587), presos (1.299) e mães que tiveram bebê nos últimos 45 dias (590).

Até o dia 26 de abril todas as Unidades Básicas de Saúde e a sede da Secretaria de Saúde disponibilizarão as vacinas conforme o horário de funcionamento de cada unidade. Neste sábado (20) será o Dia D contra a gripe, com plantão de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde e na Sala de Vacina da secretaria.

A coordenadora da Sala de Vacinas, Edlene Aceti Goes, explica que a vacina não deve ser aplicada em pessoas com alergia grave ao ovo e para quem estiver com febre sem saber a origem. “Do restante, todos que estiverem nos grupos determinados pelo Ministério da Saúde devem ser vacinados, mesmo se estiverem com gripe ou resfriado. Basta procurar a Unidade Básica de Saúde de seu bairro ou a própria Secretaria e receber a dose”.

Edlene ressalta que doentes crônicos precisam apresentar comprovante contendo o código internacional da doença e as mulheres com filhos até 45 dias precisam apresentar comprovante com a data do parto.

A Secretaria de Saúde orienta que além da vacina, a população poderá se prevenir contra a doença de outras formas, lavando bem as mãos, evitando contato com o nariz e com os olhos, tendo uma alimentação adequada, ingerindo bastante líquidos e mantendo uma rotina de atividades físicas.