SERVIÇOS PÚBLICOS

Trégua da chuva e solo úmido favorece preparação das praças e canteiros para plantio de flores

Trégua da chuva e solo úmido favorece preparação das praças e canteiros para plantio de flores
Trabalhadores aproveitam a terra úmida para o plantio de mudas de flores

As equipes da gerência de Praças, Parques e Jardins – da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) – estão aproveitando a trégua no período chuvoso e as condições ideais de umidade do solo a darem início ao plantio de mudas de flores nas praças públicas e canteiros centrais das principais avenidas de Maringá.

Ao mesmo tempo em que é removida a terra, também é feita a aplicação de calcáreo – para correção da acidez do solo – e adubo orgânico. Para esta etapa de plantio estão sendo selecionadas variedades resistentes ao frio, uma vez que as mudas estarão no auge da florescência durante o inverno deste ano.

Nesta sexta-feira (4) o trabalho das equipes esteve concentrado na praça do Largo Irineu Murazi, localizado na esquina da Avenida Laguna com a Rua Neo Alves Martins, ao lado da pista de caminhada do Parque do Ingá. O espaço vai ganhar mudas de tagete, begônia, beijinho, gerânio e outras variedades apropriadas para o inverno.

Praça da Catedral

Também nesta sexta-feira os canteiros centrais da Avenida Tiradentes começaram a ser preparados para o plantio de flores na próxima semana. Os trabalhos de paisagismo na avenida terão início a partir do canteiro frontal à Praça da Catedral que, nesta semana, recebeu uma série de melhorias. A operação especial para limpeza geral e conservação de toda a área que contorna a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória envolveu a utilização de roçadeiras motorizadas para a poda de grama e roçadeiras costais para a realização do acabamento da poda. Também foi feita a poda de galhos de árvores e arbustos do gramado e a pintura de meio-fio nas áreas de estacionamento.

O trabalho das equipes da Semusp na Praça João XXIII complementou a operação para manutenção do espaço mais central da cidade que foi iniciado na semana passada com a limpeza geral, retirada de detritos, lodo e outras impurezas dos espelhos d'água em torno do templo. A água reutilizada também foi filtrada e recebeu tratamento com produtos químicos que combatem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Nesta sexta-feira as equipes da Semusp também fizeram limpeza geral e recolhimento de lixo e detritos nos espaços destinados às feiras-livres nas avenidas Riachuelo, Alício Arantes Campolina e das Grevíleas, além da Rua Nassib Haddad. Os serviços de capina e varrição foram executados na área central, na Avenida Morangueira, Rua Mem de Sá e Rua Dr. Saulo Porto Virmond. As equipes femininas de varrição atuaram nas avenidas Cerro Azul e Tiradentes, enquanto os serviços de roçada ocorreram na Avenida Colombo, Jardim Rebouças, Jardim Paris IV, Jardim dos Pássaros, Parque Hortência I e às margens do Anel Viário Sincler Sambatti, na altura do Jardim Santa Rosa.