LITERATURA

Maringá será sede de encontro literário do projeto “De Caso com a Palavra”

Com o tema “Efeitos e Afetos da Literatura”, as cidades paranaenses de Foz do Iguaçú, Ponta Grossa e Maringá irão receber a segunda etapa do projeto “De Caso com a Palavra”, que reúne escritores, especialistas em leitura e contadores de história em encontros para debater a difusão da literatura e o estimulo à leitura.

A iniciativa integra o Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura da Secretaria de Estado da Cultura (Seec), sendo coordenado pela escritora e contadora de histórias Cléo Busatto. Os encontros são dirigidos aos mediadores de leitura, bibliotecários, agentes de leitura, atendentes de bibliotecas, estudantes, educadores e toda a comunidade. As inscrições para os fóruns são gratuitas e podem ser feita através da internet.

Foz do Iguaçu é a primeira cidade paranaense a sediar a segunda etapa do projeto “De Caso com a Palavra”, no dia 1º de março, a ser realizado no auditório Cesar Lattes, no Parque Tecnológico da Itaipu Binacional. Participam do fórum Alice Penteado Martha, especialista em leitura e literatura do Paraná; André Neves, ilustrador e escritor do Rio Grande do Sul; Marina Colasanti, escritora do Rio de Janeiro; e, Rosana Alverne, escritora e contadora de histórias de Minas Gerais.

Em Maringá, o evento acontecerá no dia 22 de março, reunindo Affonso Romano de Sant’Anna, escritor do Rio de Janeiro; Ana Luiza Lacombe, contadora de histórias de São Paulo; João Ceccantini, especialista em leitura e literatura do Rio de Janeiro; e, Ricardo Azevedo, escritor de São Paulo.

A última cidade a receber o encontro nesta fase será Ponta Grossa, no dia 19 de abril. Neste evento, participarão Caio Riter, escritor do Rio Grande do Sul; Carlos Daitschman, contador de histórias do Paraná; Cristóvão Tezza, escritor do Paraná; e, e Gilka Girardello, especialista em infância e comunicação do Paraná.

No ano passado, os fóruns “De Caso com a Palavra” percorreram 16 cidades, com a participação de 426 pessoas. Os encontros tiveram por objetivo promover a formação de atendentes de bibliotecas, bibliotecários e mediadores de leitura da Rede de Bibliotecas do Paraná.