TRÂNSITO

ESTATÍSTICA APONTA: Motorista maringaense está mais atencioso no trânsito

Os motoristas maringaenses estão se conscientizando da necessidade de respeitar as leis de trânsito e, em conseqüência, colaborando para a diminuição do número de infrações e acidentes no município.

A constatação foi revelada em recente estatística realizada pela Secretaria dos Transportes de Maringá (Setran), onde a média mensal de aplicação de multas de trânsito neste ano aparece 12% menor do que a média mensal registrada no ano passado.

Considerando as infrações, de uma maneira geral, em 2004 era registrada uma média de 4.653 multas ao mês e, neste ano, a média não passa de 4.152 infrações.

De acordo com a estatística, a maior redução foi verificada no avanço de sinal vermelho, que diminuiu 36% em média.

As multas por conversão à esquerda também diminuíram em 25,44% comparadas ao ano passado.

Na avaliação do secretário municipal dos Transportes Valdir Pignata, a redução no número de multas aplicadas se deve ao trabalho que a administração municipal vem realizando em parceria com vários segmentos da sociedade, entre eles, o Conselho Municipal de Segurança, Ministério Público, 4º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Civil e clubes de serviço.

"A administração Silvio Barros vem cumprido o compromisso de salvar vidas no trânsito, através do desenvolvimento de várias campanhas educativas que têm sido realizadas", destaca - observando que esse trabalho educativo no trânsito foi referência nacional durante o Fórum Volvo de Trânsito, realizado recentemente no Rio de Janeiro.

MORTES DIMINUEM: as constatações da estatística também revelaram que o maior número de aplicação de multas continua sendo contra os motoristas que estacionam em desacordo com as regras do EstaR - Estacionamento Regulamentado.

Apesar da administração municipal ter dobrado o período de estacionamento gratuito, de 15 para 30 minutos, a média registrada nesse tipo de infração é de 1.777 ao mês neste ano, enquanto que em 2004 a média era de 2.704 infrações mensais.

"É fundamental que a comunidade se conscientize da importância de se regularizar os autos-de-infração e, para isso, a administração coloca à disposição do contribuinte toda uma estrutura, com agentes de trânsito e quiosques próximos", explica o secretário.

O trabalho na área do EstaR é realizado atualmente por 30 agentes, que têm acesso freqüente a cursos de qualificação e reuniões com a direção da Setran.

Outro dado importante, apontado na estatística da Setran, foi a diminuição do número de mortes no trânsito.

De janeiro a agosto deste ano, 44 pessoas morreram no trânsito maringaense, enquanto no mesmo período do ano passado o número de mortos atingiu 61 pessoas.

"Mesmo havendo redução, esta questão é muito preocupante e a meta da administração é zerar o número de mortes no trânsito.

Para isso é imprescindível o envolvimento de toda a comunidade", conclui Pignata.