SEGURANÇA

Prefeitura divulga lista dos 25 primeiros pontos para instalação de câmeras de videomonitoramento

Na segunda reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Maringá (GGI-M) realizada neste ano, o prefeito Roberto Pupin assinou a ordem de serviço para que a empresa NEC Latin América S.A. elabore o projeto executivo para a implantação do sistema de videomonitoramento em Maringá. A empresa foi a vencedora da licitação para fornecimento e instalação de equipamentos, materiais e licenças de software para o sistema, englobando redes multi-serviços e infraestrutura para a captação de imagens em pontos de maior concentração popular da cidade.

“Inicialmente as câmeras de vídeo vão ser instaladas em 25 pontos selecionados pelos representantes de entidades e órgãos de segurança que compõem o GGI-M”, disse o prefeito – acrescentando a necessidade de adoção de outras medidas imediatas de reforço ao setor de segurança pública da cidade.

Entre as ações apresentadas pelos representantes das forças policiais no encontro está a fiscalização conjunta e mais intensa das condições de funcionamento de bares, boates, casas de eventos, cinemas, festas em chácaras, ambientes de festas infantis, buffets e outros locais de grande público. “Essas operações pente fino já estão em andamento desde o final do mês passado, quando foram vistoriadas 12 boates e embargados três estabelecimentos que funcionavam de maneira irregular neste período”, observou o secretário executivo do GGI-M, Walter Guerlles.

Operações conjuntas

Ações para melhor controle na emissão de alvarás, intensificação de operações policiais, união dos órgãos de segurança para fiscalização e vistorias foram outras ações apontadas, na reunião, por gestores e representantes dos órgãos e entidades que compõem o GGI-M.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg), coronel Antonio Tadeu Rodrigues, apresentou a situação de três unidades prisionais da cidade. Segundo o presidente existe a necessidade de reforma da Casa de Custódia e há preocupação com a proposta de ampliação do prédio da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM) – que poderá abrigar mais 360 presos – e com a interdição de parte do prédio da Colônia Penal Industrial de Regime Semiaberto.

Instituído conforme o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci –, em Maringá o Gabinete de Gestão Integrada é composto por secretários municipais de áreas pertinentes à segurança pública, representantes de entidades da sociedade civil e de órgãos governamentais de segurança.

Relação dos 25 primeiros pontos aprovados para instalação de câmeras de videomonitoramento

1 – Av. XV de Novembro (cruzamento com Av. Anchieta)

2 – Av. XV de Novembro (cruzamento com Av. Getúlio Vargas)

3 – Av. XV de Novembro (cruzamento com Av. Paraná)

4 – Av. Brasil

5 – Av. Brasil (cruzamento com Av. São Paulo)
6 – Av. Brasil (cruzamento com Av. Paraná)

7 – Av. Brasil (cruzamento com Av. Getúlio Vargas)

8 – Av. Colombo – Rotatória de Sarandi

9 – Av. Colombo (cruzamento com Av. Pion. João Pereira)

10- Av. Colombo (cruzamento com Av. Mandacaru)

11- Av. Colombo (cruzamento com Av. Tuiuti)

12- Av. Colombo (em frente à UEM)

13- Av. Dr. Gastão Vidigal

14- Av. Guaiapó (cruzamento com Anel Viário)

15- Av. Horácio Raccanello (cruzamento com Av. Duque de Caxias)

16- Av. Juscelino Kubitschek (cruzamento com Av. Cerro Azul)

17- Av. Mandacaru (Rotatória com Av. das Torres, das Palmeiras e Pioneiro João Paulino)

18- Av. Morangueira (cruzamento com Anel Viário)

19- Av. Morangueira (bifurcação com Av. Kakogawa)

20- Anel Viário Prefeito Sincler Sambatti (cruzamento com Av. 22 de Maio)

21- Av. Tamandaré (cruzamento com Av. Herval)

22- Av. Tiradentes

23- Av. Tiradentes (cruzamento com Av. Herval)

24- Av. Tiradentes (cruzamento com Av. Duque de Caxias)

25- Praça Pio XII

Mais informações: 3901-2303 (Secretaria de Relações Interinstitucionais)