AGRICULTURA

Projeto Hortas Comunitárias é reconhecida pelo programa da ONU

Projeto Hortas Comunitárias é reconhecida pelo programa da ONU
Hortas Comunitárias produzem mais de 200 toneladas

Integrado ao programa Maringá Saudável que busca a promoção e prevenção em saúde, o projeto Hortas Comunitárias atende aproximadamente 700 famílias, divididas nas 24 hortas em diversas regiões do município. A iniciativa maringaense com o projeto Hortas Comunitárias foi reconhecida como uma boa prática pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UNI-HABITAT), agência da ONU aplicada à promoção de cidades social e ambientalmente sustentáveis.

O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) que implanta e apoia as atividades nas hortas, no cercamento dos terrenos, calçamento ecológico com plantio de grama e árvores, preparo de solo, na organização dos canteiros e a rede de irrigação. A Secretaria também fornece as sementes, mudas e adubos orgânicos, o pó de basalto (adubo natural) e assistência com engenheiros agrônomos da própria secretaria.

Reconhecido nacional e internacionalmente, o programa Hortas Comunitárias venceu importantes concursos, como o prêmio de 25 mil dólares da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA); Prêmio Rosani Cunha, a mais importante premiação pelo Ministério do Desenvolvimento Social; Certificação de Mérito Ambiental do Rotary Club Internacional Meio Ambiente, além de premiação de R$ 80 mil da Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, obtendo o 1º lugar nacional na categoria de Políticas Públicas para Erradicação da Pobreza.

As Hortas Comunitárias produzem anualmente mais de 200 toneladas entre hortaliças folhosas e tuberosas. O projeto também tem a parceria do Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana da Universidade Estadual de Maringá (Ceraup/UEM) e Eletrosul.