CIDADE

Região Metropolitana é realidade

Durante a plenária do Codem - Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá - esta manhã, que reuniu lideranças, autoridades e empresários, o presidente da Assembléia legislativa, Hermas Brandão, anunciou oficialmente a promulgação da Lei Complementar que cria a Região Metropolitana de Maringá (RMM).

"Esperamos que seja um instrumento para formar nossa fortaleza, para que nossas fraquezas sejam irrelevantes", disse o prefeito Silvio Barros, em nome dos prefeitos dos 14 municípios que integram a mais nova região metropolitana do Estado.

A reunião, coordenada pelo presidente do Codem, Valdir Scalon, teve também a participação do vice-prefeito, Carlos Roberto Pupin, da deputada Cida Borghetti, que teve participação decisiva na aprovação da Lei, além do deputado estadual Luiz Nishimori do deputado federal Ricardo Barros.

O chefe do Executivo, também fez questão de agradecer o apoio dos demais deputados estaduais e federais e destacou também a importância do Codem.

"Temos aqui em Maringá empresários que doam parte do seu tempo para colocar suas experiências positivas à disposição da nossa cidade, por isso o pioneirismo do Codem serve hoje como inspiração para que outros conselhos se instalem em outras cidades do Paraná e do Brasil".

A proposta inicial para a criação da RMM partiu de Maringá, em 1998, quando o então deputado Joel Coimbra, apresentou o projeto de Lei, que havia sido aprovado, mas precisava ser regulamentado.

Em 2003, a deputada Cida Borghetti apresentou projeto de lei complementar para a regulamentação da Região Metropolitana de Maringá e a de Londrina.

Pmm