MEIO AMBIENTE

Prefeitura anuncia revitalização do Parque do Ingá

A Prefeitura de Maringá anunciou oficialmente a elaboração do plano de manejo do Parque do Ingá e a equipe que irá trabalhar no planejamento e definir a revitalização do parque, um dos principais marcos urbanísticos da cidade.

O anúncio foi feito ontem (25), no auditório Hélio Moreira, com a presença do prefeito Silvio Barros, de autoridades municipais e da equipe convidada para elaborar o plano.

A bióloga e gerente do parque, Anna Christina Esper Amaro de Faria, está no comando desta ação.

"A administração municipal dá prioridade à conservação e à preservação do meio ambiente.

E não fazemos isso apenas para que tenhamos borboletas e orquídeas, mas, principalmente, para colocar esse patrimônio a serviço da humanidade", ressalta o prefeito.

Conforme determinação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), o plano de manejo de toda área de conservação deve ser feito a cada cinco anos.

Mas, em Maringá, há 11 anos não se prepara o plano de manejo do Parque do Ingá.

O secretário do Meio Ambiente e Agricultura, José Croce Filho, explica que este é o primeiro passo para planejar a revitalização do parque.

"O próximo passo é iniciar a coleta de materiais para pesquisa, isso vai ser feito assim que sair a liberação do Ibama (já solicitada pela Semaa)".

A estimativa é que o resultado da pesquisa fique pronto no máximo em ano.

"Acredito que não vamos demorar muito tempo para ter algo concreto, já que muitos voluntários continuaram realizando pesquisas no parque mesmo sem o plano de manejo e iniciamos um processo de planejamento das modificações em janeiro deste ano", afirma a gerente do Parque do Ingá.

Pmm