IPVA

Prazo para pagamento do IPVA 2013 com desconto encerra no mês de fevereiro

O contribuinte que quitar o valor do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2013 de 6 a 22 de fevereiro, de acordo com o final da placa do veículo, terá desconto de 5%. Por exemplo, para ter o benefício, o proprietário de veículos com placa final 1 tem até o próximo dia 6 para pagar o imposto. O último prazo será no dia 22 para os veículos com placas terminadas em 0.

Para o secretário da Fazenda do Paraná, Luiz Carlos Hauly, é vantajoso ao proprietário do veículo pagar o imposto de uma só vez para obter o desconto de 5%. “Somando-se a redução do valor do IPVA no Estado, que em alguns casos passou de 11%, ao desconto, o pagamento à vista é interessante ao contribuinte”, acrescenta.

Julio Suzuki, diretor do Centro de Pesquisas do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), também recomenda o pagamento à vista. Para ele, a taxa de inflação em cinco meses, caso o proprietário resolva pagar o IPVA parcelado, ficará bem abaixo de 5% e o rendimento de investimentos em renda fixa não atingirá esse patamar. “Por isso, o contribuinte terá vantagens se quitar o imposto em sua totalidade”, afirma.

Neste ano, o contribuinte teve surpresa agradável ao constatar que houve queda nos valores do IPVA em comparação com o imposto lançado em 2012. Todos os modelos de veículos sofreram redução no valor do tributo, chegando a até 11,4% no caso dos automóveis.

Pela tabela de valores venais usada para calcular o IPVA no Estado, que é elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), por meio de pesquisa no mercado de veículos realizada no mês de setembro de 2012, houve queda de 8,4% no valor do tributo de caminhonetes e utilitários, de caminhões (9%), ônibus (8,6%), enquanto para motocicletas a redução foi de 0,9%.

A alíquota do IPVA no Estado é de 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões e carros movidos a gás natural, e de 2,5% para motocicletas e similares, automóveis e caminhonetes.

Pagamento

Como a ficha de compensação, junto com o INFORMATIVO - IPVA/2013, já foi entregue aos contribuintes, por meio dos Correios, o pagamento poderá ser feito em qualquer instituição bancária e seus autorizados. Para ter os 5% de desconto na quitação à vista, é preciso ficar atento para o vencimento do prazo que consta do calendário por final de placa, entre os dias 6 e 22 de fevereiro.

A Secretaria da Fazenda esclarece ainda que o pagamento também pode ser feito nas instituições autorizadas (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Sicredi), utilizando-se apenas o número do Renavam.

O contribuinte pode acessar outras informações no portal da Secretaria (www.fazenda.pr.gov.br).