CULTURA

Festival do Teatro Brasileiro está com inscrições abertas

Depois de apresentar espetáculos de grupos mineiros para mais de 24 mil pessoas em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, o Festival de Teatro Brasileiro (FTB) que será realizado nos meses de agosto e setembro, levará para o Rio Grande do Sul e São Paulo uma amostragem do teatro feito no Paraná. Serão selecionados espetáculos de teatro e dança em duas categorias, adulto e infantil, que contemplem as várias vertentes das artes cênicas do Paraná.

Poderão se inscrever grupos de todo o Estado, no período de 21 de janeiro a 25 de fevereiro de 2013, por meio de ficha de inscrição disponível no site www.alecrim.art.br. A seleção será feita por uma curadoria, formada por jornalistas e críticos de teatro, que analisará todas as propostas apresentadas levando em consideração a excelência artística do espetáculo e a qualificação dos profissionais envolvidos. Em abril de 2013, serão conhecidos os espetáculos selecionados.

O teatro paranaense será, pela primeira vez, objeto de circulação do FTB. Outras cinco cenas – a baiana, pernambucana, cearense, mineira e gaúcha – já compuseram a programação do Festival. Com esta nova edição, o FTB quer contribuir com a difusão do que é mais representativo na produção cênica do Paraná.

Criado em 1999, o Festival do Teatro Brasileiro tem como um dos seus objetivos a divulgação da produção teatral brasileira. A cada etapa, um estado tem a chance de conhecer o produto cultural de outro estado. Além da Cena Baiana no Ceará e no Maranhão e da Cena Pernambucana na Bahia e em Sergipe, realizadas em 2009, o Festival já levou, por exemplo, a Cena Mineira ao Rio de Janeiro e as Cenas Baiana, Mineira e Pernambucana para Brasília e em 2011 a Cena Mineira foi apresentada aos paranaenses.

Serviços

XV Edição do Festival do Teatro Brasileiro – Cena Paranaense, etapas RS e SP.

Inscrições de propostas: até 25 de fevereiro de 2013.

Regulamento e ficha de inscrição disponíveis no site www.alecrim.art.br