ECONOMIA

Maringá lidera número de Empresas Abertas entre 2011 e 2012

Maringá foi a cidade do Estado que apresentou melhor resultado no índice de abertura de empresas. O município contrariou o desempenho do Paraná que no comparativo entre 2011 e 2012 teve uma redução de mais de 8%. Dentre as principais cidades paranaenses, apenas Maringá e Curitiba registraram números positivos.

O levantamento é da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) e indicou também o índice de empresas que fecharam no período. Neste aspecto, Maringá teve a menor redução na comparação com os outros municípios.

Na avaliação do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Marco Tadeu Barbosa, o índice positivo é reflexo de várias ações. "A cidade vive uma fase boa em todos os aspectos. Não apenas no segmento comercial. Precisamos melhorar em muitos pontos. Mas, o momento é positivo. Há uma procura grande de empresas de fora que desejam se instalar aqui", ressalta.

Barbosa acrescenta que o "ciclo virtuoso" não é aparente em outras cidades do Estado. "Às vezes, um problema político e a falta de segurança desestimulam o empreendedor a montar um negócio. Se o clima é bom, com certeza ele vai investir. Outro ponto positivo é o envolvimento de toda a sociedade na defesa do desenvolvimento local. Esse comprometimento é típico daqui", comenta.