TURISMO

Ministério do Turismo implanta projeto que teve a participação do prefeito de Maringá

Estudantes e profissionais de turismo dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul serão os primeiros a participarem das oficinas do EmpreendeTUR, programa que objetiva inserção no mercado de trabalho e educação para o empreendedorismo.

Silvio Barros, que foi um dos criadores e mentores do programa, esteve no lançamento que aconteceu no último dia 17 no Centro de Excelência em Turismo (CET) da Universidade de Brasília (UnB), com a participação do ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia.

O EmpreendeTUR pretende beneficiar 30 mil pessoas, entre estudantes, profissionais e empresários de turismo.

Além de contribuir para a inserção no mercado de trabalho, o programa tem como objetivo estimular formandos e profissionais a uma mudança de estratégia, despertando neles o espírito empreendedor, ou seja, gerar novas oportunidades e abrir os próprios negócios.

"Queremos formar pessoas para saírem da faculdade gerando emprego e não buscando emprego", sintetiza Silvio Barros, que é consultor da Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo (ABBTur), entidade criadora do programa.

Além do Ministério do Turismo, que destinou recursos no valor de R$ 700 mil, o EmpreendeTUR tem parceria com a UnB e da Fundação Banco do Brasil.

"Vejo esse projeto como uma felicidade enorme, porque o ambiente é muito favorável e ele começa bem", avaliou o ministro Mares Guia.

METAS: para os futuros empreendedores, Walfrido dos Mares Guia destacou a importância de se traçarem metas.

"A meta é um incentivo extraordinário porque você se vê obrigado a organizar o futuro".

O ministro cita ainda algumas metas do Plano Nacional de Turismo até 2007: gerar 1,2 milhões de novos empregos, receber 9 milhões de turistas internacionais e atingir 65 milhões de desembarques domésticos.

Por outro lado, o chefe do Executivo explica que "a primeira etapa do programa terá ações presenciais, representadas por 89 oficinas técnicas, palestras, workshops, painéis, discussões nas universidades com temas como tributação, legislação e técnicas de comercialização, além de rodadas de consultoria".

NO PARANÁ: a agenda do EmpreendeTUR começa pelo Paraná.

No mês de outubro serão realizadas 14 oficinas em Curitiba destinadas a estudantes e profissionais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Em março, o programa será levado a Salvador; em julho a Brasília; em setembro a São Paulo.

Haverá também ações virtuais como Central de Empregos, chats de discussão e bolsa de intercâmbio para trabalhos temporários em turismo no exterior.

Pmm