TRÂNSITO

Diminui o número de multas em Maringá

De acordo com dados da Secretaria dos Transportes do município - Setran, houve redução no número de multas comparado ao ano passado.

Em 2004, a média de multas, no geral, era 4.653 ao mês e, neste ano, a média é de 4.152.

De acordo com a Setran são totalmente improcedentes as informações de que têm aumentado o número de multas no trânsito maringaense.

A maior redução de infração de trânsito, registrada neste ano, foi referente ao avanço ao sinal vermelho, que diminuiu em 36%.

Isso significa que o motorista está respeitando mais as leis de trânsito.

Apesar da redução significativa nas multas de natureza leve, ou seja, por estacionar em desacordo com a Área de EstaR - Estacionamento Regulamentado, estas ainda continuam sendo as mais registradas, por falta da regularização dos autos-de-infração, apesar da administração municipal ter dobrado o período de estacionamento gratuito, de 15 para 30 minutos.

A média desse tipo de infração é de 1.777 ao mês neste ano, enquanto que no ano passado a média era 2.704.

"Existe toda uma estrutura para facilitar para o contribuinte regularizar os autos-de-infração, com quiosques próximos e agentes de trânsito.

É fundamental que a comunidade se conscientize da importância dessa regulamentação", ressalta o secretário dos Transportes do município, Valdir Pignata.

As multas por conversão à esquerda também diminuíram em 25,44 % comparadas ao ano passado.

Hoje são 30 agentes de trânsito que realizam o trabalho na Área de EstaR e têm acesso, com freqüência, a cursos de qualificação e reuniões com a direção da Setran.

Pignata destaca que a redução no número de multas se deve a um trabalho realizado em parceria com vários segmentos da sociedade, entre eles, o Conselho Municipal de Segurança, Ministério Público, Quarto Batalhão de Polícia Militar, Polícia Civil, clubes de serviço de outros.

"A administração Silvio Barros vem cumprido o compromisso de salvar viwdas no trânsito.

Muitas campanhas educativas têm sido realizadas neste sentido".

Outro dado estatístico que diminuiu foi o número de mortes no trânsito.

Neste ano, morrerram 44 pessoas no trânsito de Maringá; no ano passado, nesse mesmo período o número era 61.

"Mesmo com a redução no número de mortes, esta situação ainda continua sendo muito preocupante.

A meta da administração municipal é zerar o número de mortes no trânsito, por isso é imprescindível o envolvimento de toda a comunidade.

Enquanto uma só vida for ceifada no trânsito, o objetivo não terá sido atingido", diz Pignata.

Pmm