ECONOMIA

Comércio varejista paranaense cresce 6,92%, segundo IBGE

Comércio varejista paranaense cresce 6,92%, segundo IBGE
Os supermercados apresentaram um dos melhores desempenhos, com alta superior a 10%

O volume de vendas do comércio varejista paranaense cresceu 6,92%, em novembro do ano passado em comparação com o mesmo mês de 2011. Esse índice desconta a inflação e inclui veículos e materiais de construção (conceito ampliado). Os segmentos de artigos de uso pessoal, combustíveis e lubrificantes, hipermercados e supermercados e artigos farmacêuticos e de perfumaria apresentaram os melhores desempenhos, todos com alta superior a 10%. Os números foram divulgados nesta terça-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No acumulado de janeiro a novembro, as vendas no varejo paranaense avançaram 9,85%, a maior elevação entre os estados das regiões Sul e Sudeste, suplantando também a média nacional (8,39%). “Essa performance pode ser atribuída sobretudo ao aumento do poder aquisitivo da população, que, por sua vez, é resultado da expansão do mercado de trabalho local e da ascensão dos salários em termos reais”, avaliou Julio Suzuki, diretor do Centro de Pesquisa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

No acumulado de dezembro de 2011 a novembro de 2012, o crescimento do varejo paranaense atingiu 9,89%, ante variação de 7,98% contabilizada pelo setor em âmbito nacional. Nesse mesmo período, as vendas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul progrediram 4,49% e 8,87% respectivamente.