CIDADE

Vice-prefeito prestigia desfile de aniversário da Vila Operária

Um dos mais tradicionais bairros de Maringá, a Vila Operária completou no dia 17 de agosto 58 anos de existência.

Para comemorar, foi realizado no dia (21) pela manhã um desfile cívico militar, que contou com a presença do vice-prefeito, Carlos Roberto Pupin, que aproveitou para dar uma boa notícia.

"Um dos compromissos que tenho com a população deste bairro é a reabertura do portão do Parque do Ingá na avenida Laguna.

A licitação já foi encaminhada e tão logo as melhorias estejam prontas vamos reabrir o acesso ao parque pela Vila Operária".

Também participaram das festividades o presidente da Associação Comunitária da Vila Operária, professor Osnir Rodrigues de Freitas, o deputado federal Ricardo Barros (PP) e secretários municipais.

O desfile foi realizado em parceria entre a entidade e a secretária da Cultura do Município.

Participaram do desfile o Tiro de Guerra de Maringá, 4º Batalhão da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Banda Municipal Joubert de Carvalho, Escola Estadual Theobaldo Miranda dos Santos, Fanfarra da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), CEMS Academia, Companhia de Dança Ucraniana Verkovena e Colégio Estadual João XXIII.

HISTÓRIA: a Vila Operária nasceu junto com Maringá e hoje é um bairro valorizado, possui comércio diversificado e uma população consciente, que participa do desenvolvimento daquela região.

As primeira propriedades começaram a ser vendidas em 1947, mas a história do bairro começou antes.

Criada inicialmente para servir aos trabalhadores, a Zona 3 abrigava serrarias, máquinas de café, fábrica de refrigerantes, de conserva de palmito, sorvetes, fundições de metais, marcenarias e outras pequenas indústrias.

A Igreja São José Operário foi erguida em 1950.

Antes mesmo da sua construção, uma cruz de madeira marcava o local da obra.

A fé dos moradores foi o alicerce para a edificação da igreja católica e dos templos evangélicos.

As igrejas Presbiteriana e Adventista do 7º Dia também existem desde o início do bairro.

Assim é a Vila Operária, um bairro fundado com suor e muita fé, de gente humilde e trabalhadora, que nunca desistiu de seus ideais.
Pmm