GOVERNO

Pupin anuncia titulares de outras 12 secretarias

Depois de anunciar os novos secretários e diretores para nove pastas, o prefeito eleito Roberto Pupin anunciou nesta sexta-feira, mais doze nomes que farão parte de seu secretariado.

A novidade na equipe é o ex-vereador Mário Hossokawa, que a partir de agora fará parte da administração, onde vai chefiar o Gabinete. “Quero agradecer o Hossokawa por ter aceito nosso convite. Sabemos da sua competência e você será mais um membro para somar nessa administração. Seja bem vindo”, comentou Pupin.

Também foram anunciados anteriormente os integrantes das secretarias de Saneamento, Alberto Abrão Vagner da Rocha; Assuntos Comunitários, Miguel Grillo; Meio Ambiente, Umberto Crispim; Recursos Humanos, Gilmar José Benkendorf Silva; Educação, Solange Lopes; Trânsito e Segurança, Ademar Schiavone e Comunicação, Milton Ravagnani, além dos titulares da Diretoria de Igualdade Racial, Hercules Ananias e Procon, João Luiz Regiani.

Pupin ainda disse que na próxima semana serão anunciados os secretários das demais pastas: Mulher; Assistência Social e Cidadania; Controle Interno; Cultura; Esportes e Lazer; Maringá Previdência; Relações Interinstitucionais; Codem e escritórios Regionais de Curitiba e Brasília.

Assumem a partir do dia 1ª de janeiro:

Gabinete - Mário Hossokawa – Empresário, foi vereador em 5 legislaturas, de 1983 a 1992 e de 2001 a 2012. Presidente da Câmara Municipal de Maringá (2009 a 2012); vice-prefeito de Maringá na administração Said Ferreira (1993-1996). Também foi presidente do Saop (Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação) (1993-1994) e superintendente da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Paraná (1995-1996), além de presidente da ACEMA (1997) e secretário de Desenvolvimento Regional (1997-1998).

Saúde - Antônio Carlos Nardi - Cirurgião dentista, foi secretário de Saúde de Floresta, Marialva (2000-2006) e Maringá (até esta data). É presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), membro titular da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná e da Comissão Intergestores Tripartite do Ministério da Saúde. Foi presidente do Conselho Deliberativo do Consórcio Paraná Saúde e conselheiro titular do Conselho Estadual de Saúde do Paraná. Nardi também é secretário do Conselho Deliberativo do Consórcio Paraná Saúde e integra a administração municipal desde 2006.

Gestão e Fazenda - José Luiz Bovo - Contabilista e graduado em Administração Pública e de Empresas pela Universidade Federal do Paraná, com capacitação em Planejamento Governamental, Luiz Bovo já foi três vezes prefeito de São Jorge do Ivaí. Bovo integra a administração municipal desde 2006 e já desempenhou as funções de coordenador de Gestão do município, de secretário de Controle Interno, de Gestão e de Fazenda.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Valter Viana - Como vereador, presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania – CDHC. Participou de diversos cursos sobre direitos humanos em várias cidades sendo hoje referência na área. Membro atuante na Comunidade Católica, participante da Renovação Carismática, é Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística. Foi membro do Núcleo de Serviços Diocesanos e Coordenador da Secretaria Matias (Fé e Política) da Renovação Carismática Católica (RCC) de Maringá. Integra a administração municipal desde 2009.

Procuradoria Geral - Luiz Manzato - Advogado, foi assessor e procurador jurídico de Maringá, na gestão de Ricardo Barros (1989-1992). Foi servidor público do Estado por cinco anos e procurador jurídico de vários municípios da região. Integra a administração municipal desde 2007.

Secretaria de Serviços Públicos - Vagner Mussio - Comerciante e administrador de empresas, já foi presidente de shopping de atacado em Maringá e está na administração municipal desde 2005. Foi diretor de Serviços Públicos e Viação e diretor Geral da Secretaria Municipal dos Serviços Públicos antes de assumir como secretário da pasta.

Coordenadoria dos Projetos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID - Leopoldo Fiewski - Formado em psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, foi diretor da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e secretário de Meio Ambiente de Cascavel de 2005 a 2008. Assumiu a assessoria direta do Gabinete do prefeito Silvio Barros em janeiro de 2009 e foi secretário de Gestão e de Fazenda por alguns meses este ano.

Seplan - Laércio Barbão - Engenheiro Civil formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 1979, atuou nos últimos anos no setor da construção civil e saneamento em Maringá e no estado de São Paulo. Participou da criação do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Noroeste do Paraná (Sinduscon/NorPR) e da Delegacia Regional do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi). No momento é secretário de Controle Urbano e Obras Públicas. Integra a administração desde fevereiro de 2011.

Obras Públicas - Fernando Antônio Maia Camargo - Engenheiro civil formado na Universidade Estadual de Maringá em 1980, empresário da construção civil, foi diretor da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá (AEAM) e do Instituto para o Desenvolvimento Regional (IDR), vice-coordenador da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em Maringá, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná (Sinduscon-Nor), conselheiro do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Paraná e da Câmera Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC). Diretor técnico (2005) e atua como presidente da Urbamar desde 2006.

Abastecimento, Recursos Materiais, Logística e Patrimônio – Semat- Gilton Domingues Bonneau – Foi funcionário do Banco do Brasil por 27 anos, é Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pelo Cesumar, foi Diretor Administrativo do antigo SAOP em 2005, assessor de Gabinete em 2006, secretário de Administração em 2007/2008, foi responsável pela Implantação da Central de Compras e Almoxarifado Central, exercendo o Cargo de Diretor de Compras e Abastecimento desde janeiro de 2009. Também preside o Conselho de Administração da Oscip Banco do Povo ou Maringá Crédito Solidário desde 2005.

Secretaria de Habitação de Interesse Social - Sérgio Bertoni - foi diretor de Habitação desde setembro de 2009, acompanhou todo processo de implantação da Secretaria, é responsável pela elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). É o responsável pelos procedimentos para execução das metas do PAC Santa Felicidade, além de atuar nos projetos do Minha Casa, Minha Vida no município. Já trabalhou na Prefeitura de Maringá como assessor da Secretaria de Economia entre os anos de 1991 e 1992.

Aeroporto - SBMG - Marcos Valêncio - Formado em Administração e Comércio Exterior, foi diretor do Porto Seco. Assumiu como superintendente do Aeroporto Regional Sílvio Name Junior em janeiro de 2006, onde hoje atua.