PRÊMIO

Médicos da UEM conquistam 1º lugar em prêmio da Sociedade Paranaense de Reumatologia

Médicos da UEM conquistam 1º lugar em prêmio da Sociedade Paranaense de Reumatologia
Em pé, estão o diretor científico da SPR, Antonio Ribas; a presidente da SPR, Marilia Barreto Gameiro Silva; e o professor Donadio. Sentado Acir Rachid.

A descrição de um caso clínico raro conferiu o primeiro lugar no Prêmio Acir Rachid de Reumatologia, da Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR), a médicos da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Trata-se de um caso de sarcoidose, doença inflamatória sistêmica incomum, caracterizada pela presença de granuloma não caseoso, que mais comumente afeta os pulmões, gânglios linfáticos intratorácicos, olhos e pele, sendo que neste relato houve comprometimento simultaneo de sistema nervoso central (SNC) e couro cabeludo, e que foi acompanhado no Ambulatório de Reumatologia do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM).

Os autores do trabalho premiado são o professor de Reumatologia Paulo Roberto Donadio, a médica residente da área Clarissa Sousa; o reumatologista e ex-residente do Hospital Universitário Marcelo Loyola e Silva Avellar Fonseca; Reumatologista, Médica do HUM, Cássia de Fátima Monteiro Franchini; e o neurologista do HU, Diogo Fraxino de Almeida.

Acir Rachid, hoje com 91 anos de idade, foi criador da disciplina de Reumatologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, a primeira desta especialidade em universidades públicas federais. O Prêmio Acir Rachid foi instituído pela SPR, em 2005, e é conferido anualmente aos três melhores trabalhos nas categorias de pesquisa clínica e de caso clínico.A premiação é escolhida de forma cega por dois professores de reconhecido saber e a revelação dos ganhadores é feita na última reunião de cada ano, ocasião em que os reumatologistas do Paraná fazem a sua confraternização.

O Departamento de Medicina da UEM oferece Residência de Reumatologia, desde 2010, com atividades centradas principalmente no HUM, o que proporciona um aumento significativo de atendimentos ambulatoriais nesta especialidade para Maringá e região. Atualmente os atendimentos ambulatoriais são realizados diariamente no HU, além de uma vez por semana no CISAMUSEP e na Unidade de Saúde do Mandacarú.