AGRICULTURA

Empreendedores rurais terão apoio das Cooperativas Familiares

Empreendedores rurais terão apoio das Cooperativas Familiares
Representantes de cerca de 150 cooperativas familiares participaram do Seminário

Durante o Seminário Estadual do Ano Internacional das Cooperativas que aconteceu nesta terça- feira (11), representantes de cerca de 150 cooperativas familiares assinaram acordo e parcerias com secretarias estaduais e com o BNDES para desenvolver agroindústrias.

A direção da Unicafes assinou parceria com o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) para ter acesso aos recursos de um fundo não reembolsável para apoiar a formação de agroindústrias.

Outra parceria importante foi assinada com a Secretaria Estadual da Agricultura e Instituto Emater, fortalecendo a assistência técnica oferecida aos cooperados da Unicafe. Além disso, também foi acertado termo que estabelece que as cooperativas possam acessar o Fundo de Aval para que tenham garantia na busca de financiamentos.

A Unicafes também firmou um acordo com a Arcafar Sul (Associação Regional das Casas Familiares - Sul) e Instituto Emater para formar agentes de desenvolvimento comunitário. As cooperativas também assinaram termo de intenções com a Secretaria de Estado da Educação, cuja finalidade é ampliar a organização da agricultura familiar no programa Nacional de Alimentação Escolar.

A Unicafes e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Universidade Sem Fronteiras estabeleceram parceria para desenvolver ações que viabilizem o acesso dos cooperados a políticas públicas, fortalecendo as redes de cooperação, além de construir estratégias para o programa Bom Negócio. Com a Conab ficou acertada maior participação das cooperativas nas chamadas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

De acordo com Luiz Possamai, presidente nacional da Unicafes, somente as cooperativas de crédito liberam R$ 1 bilhão entre recursos de custeio e investimento. Ele acrescenta que em alguns municípios as cooperativas movimentam mais dinheiro que as prefeituras. “Nas regiões onde não há a cultura do trabalho cooperativista, os agricultores familiares dificilmente têm acesso às políticas públicas”, observa. Possamai informou que atualmente a Unicafes reúne 160 cooperativas e outras 90 estão solicitando a filiação à organização.