ENSINO SUPERIOR

UEM e Cesumar se destacam entre instituições maringaenses

O Ministério da Educação divulgou nesta sexta- feira (7), os resultados do IGC (Índice Geral de Cursos). O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, após os resultados do Enade.

Tanto a UEM quanto o Cesumar, obtiveram o conceito 4, em uma escala de 1 a 5. Nenhuma instituição do Paraná alcançou a nota máxima.

Entre as instituições públicas do estado cinco obtiveram o mesmo conceito, 4: a Universidade de Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste), a Unicentro e a Universidade de Ponta Grossa (UEPG).

Segundo o MEC, a UEM voltou a ser a melhor universidade do Paraná,destaque foi o curso de licenciatura em Filosofia, que ficou com o conceito 5, tanto nos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) quanto no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Nas instituições privadas, o Centro Universitário de Maringá (CESUMAR) se posiciona entre as 6% melhores instituições de ensino superior do Brasil, na classificação geral. O Cesumar é considerado o quarto melhor na categoria Centro Universitário, públicos e privados, e a melhor instituição privada de ensino de Maringá.

A PUC - PR, aFaculdade Ingá e a INSEP foram classificadas com o conceito 3, e as demais instituições obtiveram índices insatisfatórios.

O IGC é calculado a partir do histórico da instituição durante um triênio, composto pela avaliação feita no Enade nas três áreas do conhecimento. São somados também pontos referentes à estrutura, corpo docente e programa pedagógico de cada instituição. Neste ano, o MEC levou em consideração o CPC, Conceito Preliminar de Curso, dos cursos de graduação que fizeram o Enade entre 2008 e 2011.

Segundo o MEC, o IGC, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino.