TECNOLOGIA

Lançamento do Centro de Inovação de Maringá

Lançamento do Centro de Inovação de Maringá
Prefeito Silvio Barros apresentou o Centro de Inovação
O lançamento do Centro de Inovação de Maringá (CIM) e a entrega da nova sede da Incubadora Tecnológica, na noite de terça- feira (4) reuniu prefeitos e vereadores eleitos, lideranças empresariais, educadores, pesquisadores e consultores de toda a região, além do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Santos Leal e o presidente do Tecpar, Julio Felix.

O Prefeito de Maringá, Silvio Barros adiantou que a proposta do Centro de Inovação é promover o desenvolvimento regional, até pelos segmentos envolvidos. “Preparamos o ambiente a partir do estudo Maringá 2030 do Codem, um passo importante para implantar a estratégia de inovação como solução para áreas estratégicas para a economia da nossa região”, explicou.

Neste aspecto, segundo o prefeito, já existem diferenciais na região, como os Arranjos Produtivos Locais de software e de confecções. Além destas duas áreas, serão contemplados os setores de educação, agronegócio, metal mecânico, saúde e sucroalcooleiro.

Incubadora Tecnológica

O empresário Carlos Walter Martins Pedro, vice-presidente da FIEP e membro do Comitê Gestor da Incubadora Tecnológica de Maringá, fez a entrega virtual da nova sede da Incubadora, no armazém do IBC da avenida Centenário. A Incubadora, mostrou Carlos Walter, nasceu em 1997 no campus da UEM, e com o envolvimento de vários setores expandiu seu espaço mas necessitava de mais área para crescer.

Através de parceria com a Prefeitura, a Incubadora conseguiu 18 mil metros quadrados no armazém do IBC e R$ 1 milhão para adaptar o espaço, onde foram criados espaços para 13 empresas, dez já ocupados e onde está o CIM. “O Brasil produz matéria-prima e importa produto acabado. Nossa proposta com o Centro de Inovação é melhorar o nível tecnológico de nossa produção, criar independência tecnológica e agregar valor aos nossos produtos”, explicou o empresário.

Carlos Walter revelou que hoje mesmo máquinas produzidas no Brasil utilizam até 30% de componentes importados, mostrando a dependência do país ao mercado externo. “O Centro de Inovação de Maringá é uma questão de sobrevivência para alguns setores”, lembrou, agradecendo todos os envolvidos na viabilização dos projetos do CIM e da nova Incubadora.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Santos Leal, garantiu a parceria do Governo Beto Richa ao CIM. “O poder público não produz, mas hoje tem ferramentas que vão permitir à academia e à iniciativa privada produzirem inovação”, definiu, falando da felicidade de participar do momento importante para a região de Maringá. “O Brasil é a bola da vez, e o Paraná e Maringá também”.

Países desenvolvidos

O engenheiro Roberto Spolidoro, da Neolog Consultores, apresentou o conceito de centro de inovação da região metropolitana de Rhein-Neckar que abrange três estados da Alemanha. “Existem muitas características desse centro alemão idênticas à proposta do Centro de Inovação de Maringá”, afirmou, mostrando alguns pontos inclusive de outras iniciativas em países desenvolvidos que, segundo o consultor, mostra o caminho certo de Maringá.

Segundo Spolidoro, assim como o CIM que nasce dentro de uma incubadora em um armazém do IBC, os centros inovadores pelo mundo ocupam áreas e espaços industriais degradados. “Mas as coincidências não cessam por aí, e vão a outros aspectos como o projeto do Eurogarden, que será instalado no antigo aeroporto de Maringá, ou da possibilidade de implantar centros de áreas de interesse por toda a cidade”, mostrou.

Spolidoro citou também o Tecnoparque da Cidade Industrial de Maringá, conceito também encontrado em outros países no incentivo à inovação. “Maringá mostra estar no caminho certo e sai na frente com potencial para ir além de inovar e atrair centro privados, viabilizando também o trabalho em conjunto com centros inovadores pelo mundo”, garantiu o concultor.