NEGÓCIOS

Centro de Inovação de Maringá é apresentado para imprensa

O Prefeito Silvio Barros e o vice-presidente da Fiep, Carlos Walter Martins Pedro, apresentaram nesta segunda-feira (3), o Centro de Inovação de Maringá, que será lançado nesta terça-feira, durante a inauguração da nova sede da Incubadora Tecnológica. O lançamento do Centro de Inovação e a inauguração da Incubadora será às 19 horas, no auditório Miguel Kfoury Neto, na Acim.

O Centro de Inovação de Maringá, de acordo com o prefeito, ganhou corpo nos últimos dois anos por iniciativa da Prefeitura, Sebrae e outros parceiros entre entidades do setor produtivo e instituições de ensino. “O objetivo do nosso trabalho é liderar o processo e garantir a entrada nesse ambiente criando alternativa para o desenvolvimento da economia de nossa região”, afirmou.

O primeiro passo foi identificar as áreas com potencial de inovação. O projeto de Maringá polariza as áreas de educação, vestuário, agronegócio, software, metalmecânico, saúde e sucroalcooleiro. Com possibilidade de incluir os setores aeroespacial, turismo, logística e design.

O projeto do Centro de Inovação de Maringá está baseado em quatro pilares: estímulo das empresas para o uso da inovação; possibilitar investimentos para atrair centros de inovações privados; criar mecanismos para as empresas superarem o período de inovação; e criar mecanismos legais para o poder público adquirir projetos de inovação.

O prefeito lembrou que os projetos de inovação eram exclusividade do poder público, utilizados de forma estratégica. Hoje a inovação se tornou uma ferramenta de desenvolvimento e sobrevivência do setor privado. “Mas também umas forma de buscar melhorias para as pessoas”, afirmou Silvio Barros, citando os caixas eletrônicos que mudaram a relação dos clientes com os bancos.

Lei de Inovação

Outro ponto importante, destacou o prefeito, é o desenvolvimento regional. “O Centro de Inovação não é só de Maringá, mas para todos os municípios da região”, explicou, lembrando que o projeto nasceu dentro do Maringá 2030 do Codem, que já prevê benefícios também para as cidades próximas.

O vice-presidente da Fiep, Carlos Walter Martins Pedro, adiantou que para o setor industrial o desenvolvimento de ideias e vital. “Hoje a competição no setor produtivo é voraz, e saída é inovar”, pontuou. “As máquinas nacionais utilizam em larga escala componentes importados, que podem tornar o preço dos equipamentos inviáveis, enquanto temos condições de criar e produzir aqui esses componentes”, citou.

Carlos Walter explicou que as empresas ou mesmo as entidades não possuem capacidade ou condições de investir em pesquisa isoladamente, o que será possível através do Centro de Inovação. “O Centro de Inovação e a nova Incubadora serão importantes ferramentas no desenvolvimento regional”, afirmou o empresário.

O prefeito Silvio Barros mostrou ainda os passos e as parcerias para chegar ao modelo do Centro de Inovação de Maringá. “Visitamos centros em vários países da Europa, recebemos visitas aqui e fechamos nosso modelo em cima da realidade da nossa economia regional”. Ao mesmo tempo que lança o projeto, os parceiros preparam a Lei Municipal de Inovação, que segue legislação federal e estadual, e viabiliza o conceito do Centro de Inovação.

A solenidade de lançamento do Centro de Inovação de Maringá será às 19 horas, na Acim, com o vice-presidente da Fiep, Carlos Walter, faz a entrega virtual da ampliação da Incubadora Tecnológica de Maringá, instalada no armazém do IBC da avenida Centenário. O prefeito Silvio Barros fará a apresentação e o lançamento do Centro de Inovação de Maringá.

Após o lançamento, o engenheiro Roberto Spolidoro, doutor em física, especialista em Parques Tecnológicos e Desenvolvimento Regional e integrante da Neolog Consultores, faz palestra sobre Centros de Inovação no Brasil e no Exterior: Tendências e perspectivas.

Na quarta-feira, no Sebrae, será organizado um ‘Talk Show’ com o tema: Leis de Incentivos à Inovação e Linhas de Financiamento (Lei Estadual de Inovação/Lei do Bem e programa Brasil Maior). Participam debatedores da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, Ministério de Ciência e Tecnologia, Tecpar, Finep, Sebrae. O prefeito Silvio Barros será o mediador.

Junto com a Prefeitura participam do Centro de Inovação a Acim, Codem, Sindivest, Sistema Fiep, SindiTI, Tecpar, UEM, Cesumar, Sinduscon/NorPR, Sindimetal, Sebrae/PR, Incubadora Tecnológica, Alcopar, Centro Tecnológico de Maringá, Cocamar, Siccob e Sicredi.