AÇÃO SOCIAL

Empresários de Maringá fecham planejamento estratégico para revitalização do comércio

Empresários de Maringá fecham planejamento estratégico para revitalização do comércio
Projeto de revitalização da Rua Santos Dumont.
O Programa de Revitalização de Espaços Comerciais da Rua Santos Dumont, no trecho compreendido entre as Avenidas São Paulo e Getúlio Vargas, em Maringá, está tomando forma. Um grupo de empresários, instalados na localidade elaborou o planejamento estratégico do projeto. A iniciativa ocorreu nesta semana, entre os dias 26 e 28 de novembro, no Sebrae/PR, e o próximo passo é colocar o plano de ação e o projeto arquitetônico em prática para que o sonho se torne realidade.

O trabalho foi conduzido por Claudinei Alves, administrador e diretor da Profissionais Associados – Desenvolvimento Humano e Estratégico, que dedica-se à pesquisa de soluções voltadas ao desenvolvimento de competências humanas e gestão estratégica de organizações. Durante o treinamento, ele compartilhou uma série de experiências de elaboração de planejamento estratégico em programas de revitalização.

Marcelo Wolff, gestor do Programa e consultor do Sebrae/PR, afirmou que a iniciativa é um marco importante no processo de desenvolvimento do projeto. “É um divisor de águas, porque o planejamento possibilita estabelecer objetivos, metas, ações, prioridades, responsabilidades e prazos. Além disso, percebi mais envolvimento dos empresários, o que permitiu um ganho em senso de pertencimento e a conscientização de que os resultados só virão por meio do engajamento e de um trabalho associativo”, frisou.

Ao elaborarem o planejamento estratégico, Marcelo Wolff, ressaltou que os empresários exercitaram o pensamento de coletividade, e não individual. Para isso, analisaram a real situação econômica e estrutural das empresas do trecho compreendido pelo Programa, apontaram pontos positivos e negativos, e elencaram os fatores que precisam ser melhorados ou implantados para atingirem um diferencial.

Dentre esses fatores, estão a sensibilização de empresários que ainda não aderiram ao programa, a definição de uma comissão de líderes, a criação de um fluxo financeiro para o projeto, a realização de capacitação para empresários e colaboradores, o aumento da segurança da rua, a organização de campanhas promocionais conjuntas, entre outros. “Revitalização não se resume à reforma de calçada, é preciso um trabalho conjunto de reorganização interna e externa das empresas. A partir de agora, os empresários vão assumir responsabilidades e delegar funções para que a transformação da rua e das empresas aconteça na prática. Nessa etapa, o Sebrae/PR e as demais entidades parceiras seguem como articuladoras e auxiliadoras dos empresários”, reforçou Marcelo Wolff.

Sandra Martins Diotto, empresária da loja Pé no Chinelo, participou do encontro e afirmou que a iniciativa foi muito válida pois possibilitou o direcionamento das ações a serem executadas. “O grupo de empresários está coeso e participativo. Agora as ideias saíram do pensamento, foram para o papel e vão ser postas em prática. Estou muito otimista e acredito que o Programa vai dar certo”, enfatizou.

Ações em prática
As ações do planejamento estratégico, recém-elaboradas, devem ser realizadas a partir de 2013, mas uma primeira ação prática e conjunta do grupo de empresas do Programa de Revitalização já está em andamento, que é a campanha de Natal. Com o slogan “Natal encantado na Santos Dumont”, clientes e público em geral terão atrações como artistas circenses, corais, apresentações instrumentais e Papai Noel, além de faixas alusivas à campanha nas ruas, decoração temática nas lojas, panfletos e adesivos nas vitrines.

“A comunidade vai ver uma Santos Dumont diferente neste fim de ano, com ações especialmente criadas para encantar e atrair mais consumidores. Além disso, a iniciativa fez os empresários perceberem a importância e os benefícios de uma mobilização coletiva. Com isso, esperamos obter muitos resultados positivos”, afirmou Mauro Fungaes, consultor credenciado do Sebrae/PR que atua no Programa de Revitalização e presta consultorias para os empresários.

Outra ação que está em andamento são as visitas a todos os lojistas estabelecidos na Rua Santos Dumont, no trecho compreendido pelo projeto. O objetivo é apresentar a proposta de projeto arquitetônico elaborada pelos profissionais do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Maringá (Cesumar).

Para isso, uma comitiva, formada por diretores da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), e por consultores do Sebrae/PR, tem entregado um kit explicativo, que contém, entre outros itens, um DVD com animação do projeto arquitetônico, sacola ecológica com a logo marca do projeto, cartilha e o Boletim Informativos sobre os benefícios e resultados do Programa de Revitalização.

“Essa estratégia também está nos ajudando a obter adesão dos empresários porque passam a conhecer melhor o Programa e o projeto arquitetônico. Ou seja, é uma forma de mostrar que há todo um suporte por trás da iniciativa, que o projeto está em andamento e que vai ser posto em prática”, comentou Marcelo Wolff, gestor do Programa.

A previsão da Prefeitura é que no primeiro trimestre de 2013 seja dado início às obras de revitalização. Dentre as intervenções sugeridas, estão a reforma da calçada, instalação de ilhas de convivência e postes de iluminação decorativa e de segurança, marquises e fachadas padronizadas, lixeiras padronizadas e colocação de estátuas do personagem que dá nome a via.

O Programa de Revitalização da Rua Santos Dumont é uma realização do Sebrae/PR, Sistema Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), Prefeitura Municipal, ACIM, Sivamar, Cesumar, Sindicato do Comércio Varejista de Ferragens, Tintas, Madeiras, Materiais Elétricos, Hidráulicos e de Construção de Maringá e Região (Simatec), Sindicato do Comércio Farmacêutico de Maringá (Sincofarma), Associação das Micro e Pequenas Empresas de Maringá e Região (Micromar), e Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem).