ESPORTE

Equipe maringaense de vôlei adaptado treina para o Parajap's

As equipes de vôlei e natação da Associação dos Deficientes por Amputação de Maringá (ASSAMA) vão representar o município nos Jogos Paradesportivos do Paraná (Parajap's), que serão realizados entre os dias 5 e 11 de dezembro, em Londrina. Aproximadamente mil atletas com limitações auditivas, visuais, físicas, intelectuais e paralisia cerebral devem participar, representando 30 cidades em 39 modalidades.

A equipe de vôlei adaptado de Maringá realiza is treinos no Ginásio Valdir Pinheiro – Vila Olímpica, e está em ritmo acelerado para conseguir boa colocação no Parajap's. A equipe já participou de quatro edições do campeonato brasileiro da modalidade, conquistando três bronzes e um quarto lugar. O time também garantiu a medalha de prata em cinco edições do campeonato paranaense.

Sílvio Rodrigues, atleta e presidente da ASSAMA, ressalta a importância dos treinamentos coletivos e da prática esportiva para os deficientes. ''Praticar esportes é muito importante para nós. Os resultados são visíveis, obtemos melhoras significativas na saúde. Participar desses campeonatos nos possibilita a interação e o crescimento pessoal. Nossa equipe está se preparando com muita dedicação. Acreditamos em bons resultados nos jogos de Londrina”, afirma.

A Associação descobriu vários talentos atualmente, como as atletas Gislaine e Eduarda, que foram convocadas para a Seleção Brasileira de Vôlei Adaptado. O secretário de Esportes e Lazer, Walter Guerlles, se diz confiante no potencial dos atletas da Associação. ''Maringá será muito bem representada. Acreditamos no trabalho, na dedicação e no potencial de toda a equipe. Nosso principal intuito é promover a inclusão social através da prática esportiva”, ressalta.

A ASSAMA tem o apoio da Prefeitura de Maringá, através da Secretaria de Esportes e Lazer.

Treinos

A equipe treina as terças e quintas-feriras, das 19h as 21h, e aos sábados, das 13h30 às 16hs na Vila Olímpica.