CULTURA

Convite à Música oferece concerto de canto e piano com entrada gratuita

O projeto “Convite à Música” desta quinta-feira (8) vai oferecer um concerto de canto e piano com Rafaela Haddad (Mezzo-Soprano), Clóvis Moura (Baixo-Barítono) e Yuri Pingo (Piano). A apresentação será às 21 horas, no Auditório Luzamor, com entrada gratuita. O concerto integra os programas fixos promovidos todas as semanas pela Secretaria de Cultura para a população de Maringá.

Clóvis Moura começou seus estudos de canto com o professor Francisco Campos (SP). Em 2008 e 2009 participou do Coral Municipal de Santos. Ainda em 2009 participou como solista da “Encenação da Vila de São Vicente”. Em 2010 entrou para a Universidade Estadual de Maringá no curso de Regência Coral. Fez parte do Coro de Câmara da UEM. Em 2011 foi solista na execução do Requiem de Faure feito pelo Coral da Graduação. Participou de Master-Classes com professores renomados.

Rafaela Haddad iniciou seus estudos musicais em canto com John de Castro. Em 2005 ingressa no Curso Técnico em Canto na Escola de Música da Universidade Estadual de Maringá. Atualmente recebe orientações regulares em São Paulo. Desde 2010 desenvolve projeto de Iniciação Musical em Canto pela Escola de Música (UEM). Formada em Jornalismo pelo Cesumar, teve sua pesquisa voltada para o Jornalismo Musical com enfoque na Teoria Crítica.

Yuri Pingo, natural de São Paulo, iniciou seus estudos de piano aos 5 anos de idade. Em 1996 entrou para a Escola Municipal de Música de São Paulo. Em 2004 concluiu seu bacharelado em piano na UNESP. Atualmente está concluindo o Mestrado pela UFRGS, em performance musical – Práticas Interpretativas, sob orientação de Ney Fialkow. Foi detentor de mais de 10 prêmios em concursos durante sua formação.

Frequentemente tem se apresentado em diversas salas de concertos no Brasil e exterior com recitais solos e camerísticos. No ano passado participou do Festival Chopin e Schumann, em Recife, referente a comemoração de 200 anos de nascimento de ambos os compositores, sendo um dos mais destacados festivais do ano de 2010 no país. Já neste ano participou do Festival Liszt Mendelssohn com a mesma produção onde além de um recital solo, participou do Hexameron, Concerto para seis pianos e orquestra de Franz Liszt. Também tem atuado com frequência na área pedagógica em festivais, nacionais e internacionais, realizando palestras e masterclass. Desde 2007 atua como professor de piano e música de câmara na Universidade Estadual de Maringá.

PROGRAMA

Ombra Mai Fu – da ópera ‘Serse’ - Georg Frederich Händel
Danza, Danza Fanciulla - Francesco Durante

In questa Tomba Oscura - Ludwig van Beethoven

Der König in Thul - Franz Schubert

Le secret - Gabriel Fauré

A Chloris - Reinaldo Hann

Elegie - Jules Massenet

Canção de Amor - Heitor Villa-Lobos

Dentro da Noite - Lorenzo Fernandez

Trovas - Alberto Nepomuceno

Cobra Grande - Waldemar Henrique

Voi, che sapete - da ópera ‘As Bodas de Fígaro’ - Wolfgang Amadeus Mozart

Sorge infausta una Procella – da opera ‘ Orlando’ - Georg Frederich Händel

Swing low Sweet Chariot - Wallis Willis

I Am Easily Assimilated – da operetta ‘Candide’ - Leonard Bernstein