TECNOLOGIA

Lançamento do Centro de Inovação de Maringá será no dia 4 de dezembro

O prefeito Silvio Barros anunciou nesta terça-feira (6), durante reunião com as entidades que participam do projeto, o lançamento do Centro de Inovação de Maringá (CIM), programado para o próximo dia 4 de dezembro. “Já estamos agindo para reunir os técnicos de cada segmento e chegarmos ao lançamento com o CIM viabilizado”, afirmou o prefeito.

A solenidade de lançamento será no dia 4 de dezembro, no auditório da ACIM, com o prefeito Silvio Barros, presidente do CIM, apresentando os objetivos do Centro de Inovação. Na sequência o engenheiro Roberto Spolidoro, doutor em física, especialista em Parques Tecnológicos e Desenvolvimento Regional e integrante da Neolog Consultores, faz palestra sobre Centros de Inovação no Brasil e no Exterior: Tendências e perspectivas. Encerrando a solenidade será oficializado o lançamento do Centro de Inovação e Inauguração da Incubadora Tecnológica de Maringá.

No dia 5 de dezembro, no Sebrae, será organizado um ‘Talk Show’ com o tema: Leis de Incentivos à Inovação e Linhas de Financiamento
(Lei Estadual de Inovação/Lei do Bem e programa Brasil Maior). Participam debatedores da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, Ministério de Ciência e Tecnologia, TECPAR, FINEP, SEBRAE. O prefeito Silvio Barros será o mediador. Ainda no dia 5 serão realizadas três palestras, sobre Centros de Inovação, a cargo do Instituto Fraunhofer (Unidade Fraunhofer Brasil); sobre A inovação como mecanismo de apoio e aumento da

Competitividade das micros e pequenas empresas, pelo SEBRAE e ANPROTEC; e sobre Estratégias para reforçar a Criatividade e criar uma cultura de inovação.

Durante a reunião desta terça-feira ficou definido que os representantes dos segmentos envolvidos com a implantação do CIM vão de imediato indicar os representantes do corpo técnico do grupo de formação do Centro de Inovação. O prefeito Silvio Barros pretende também iniciar imediatamente a elaboração da Lei Municipal de Inovação, que aguardava a aprovação da lei estadual, sancionada há algumas semanas pelo governador Beto Richa.

Silvio Barros falou da importância de aprovar a Lei Municipal de Inovação antes do recesso do Legislativo. “Os vereadores conhecem as propostas do Centro de Inovação de Maringá e podemos agilizar esse passo para podermos trabalhar com mais segurança na implantação do CIM”, lembrou o prefeito. A proposta do CIM é implantar programas de inovações voltados às áreas de interesse econômico do município e da região.